“Vai incendiar o país”, diz Doria sobre eventual prisão de Lula

Para o prefeito de São Paulo, prender o ex-presidente durante a corrida eleitoral seria a "pior hipótese" e um "erro histórico"

São Paulo – A eventual prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em plena corrida eleitoral seria um “erro histórico”, uma vez que incendiaria o País, declarou nesta quarta-feira, 4, o prefeito de São Paulo, João Doria.

“Mesmo que Lula não seja candidato, ele vai ter um preposto e serão dois a fazer campanha”, disse o tucano, em almoço com empresários franceses e brasileiros na capital paulista.

“Se prenderem o Lula, pior ainda, porque ele vai se vitimizar e aí incendeia o País.”

“Seria a pior hipótese a Justiça, embora totalmente soberana para decidir, aprisioná-lo em meio ao processo eleitoral. Seria um erro histórico”, prosseguiu.

O tucano defendeu também que “a Justiça faça justiça”. “Mas tenha sensibilidade também de não emitir uma sentença durante o processo eleitoral”.

“Creio que para o País seria arriscado ter uma liderança como a do ex-presidente preso. Poderia criar uma conturbação muito grande.”

Doria disse ainda que o processo eleitoral já começou de fato. “A meu ver, fazer campanha e seguir até outubro é algo que seria democraticamente aceitável. Se vier a ter alguma sentença, que seja após as eleições.”

Bolsonaro

Ainda de acordo com o prefeito de São Paulo, a candidatura de Jair Bolsonaro terá muita dificuldade de se sustentar nos primeiros lugares das pesquisas de opinião à medida em que se aproximam as eleições presidenciais do ano que vem. Para o tucano, a tendência é que Bolsonaro “desidrate” por causa de suas ideias.

Na visão de Doria, que postula com o governador Geraldo Alckmin a vaga de candidato à presidência da República pelo PSDB, o lugar de destaque de Bolsonaro nas pesquisas hoje se deve ao fato de ele ainda “estar fora da mídia”.

“Não quero fazer nenhuma observação negativa em relação a ele, mas a fragilidade de suas ideias tende a desmotivar parte desse público que hoje vota nele”.

Durante o almoço com os empresários, o prefeito ainda analisou o cenário para 2018 e disse que uma eventual fragmentação de candidaturas de centro deverá favorecer os nomes dos extremos do espectro político, de ambos os lados.

No entanto, é mais provável que a esquerda seja mais beneficiada nesse processo.

“O sentimento lulo-petista tem mais chances de cativar parte do eleitorado, principalmente as pessoas mais pobres nas regiões Norte e Nordeste, que tem menor quantidade e informação, de debate e que ainda tem grau de confiabilidade surpreendentemente elevado num personagem como esse, que tem nove indiciamento criminais”, lembrou.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Dalmácio Irapuan Santos

    Doria, porque não te calas e pára de falar tonterias, cabron?

  2. Renata Vicentini

    É verdade. Vai haver choro e ranger de dentes. Mas vai passar e o Brasil vai seguir!

  3. WALTER OITICICA GONDIM

    Que colocação mais idiota essa de Doria. Não se pode deixar de punir alguém por medo do que possa acontecer. Prendam logo esse energúmeno e vamos ver o que acontece. Creio que nada de mais vai acontecer…

  4. Sergio Araujo

    Até tinha simpatia pela candidatura de Dória, porém ele está se mostrando como todo político que se apega ao poder!!!!covarde é vendido. A verdade é que todos eles estão com medo do Bolsonaro. Este sim tem ideias claras e objetivas sobre os problemas do Brasil. Não faz rodeios. Dória você não vai chegar a lugar nenhum com esses comentários medíocres. Por fim que prenda Lula, Temer e todos os bandidos do país. Inclusive seus comparsas Alckmin e Aecio, todos com culpa na justiça.

  5. Deborah Ferreira Do Carmo

    Passou da hora. Ja devia ter sido preso desde o escandalo do dinheiro nas cuecas. Deu-se muita corda, lugar de ladrao é na CADEIA e no caso dele deve ser em uma ilha bem isolada, ao lado de um mar profundo, pois lugar de lula é nas trevas.

  6. Jorge Iório

    Será o fim da picada ter um presidente condenado pela Justiça! Eu não posso acreditar que meu pais venha a ser governado por um chefe de quadrillha!

  7. sinesio gimene

    pelo contrario, ainda mais o stf de bandidos colocados por bandidos politicos . é bolsonaro na cabeça, estava em duvida , agora nao tenho mais, ninguem vota em deputados , senadores , vereadores , só escolhem presidentes , prefeito e governador, o resto vem de carona, conclusao este congresso nao vale nada

  8. sinesio gimene

    mesmo se for preso o stf de bandidos solta, eles sao o escandalo da justiça do pais, e ganham muito pra apoiar bandidos politicos