USP está entre as 70 melhores universidades do mundo

Instituição entra na lista da publicação especializada Times Higher Education

A Universidade de São Paulo (USP) aparece na lista das 70 melhores universidades de todo o mundo, em uma lista realizada pela publicação especializada Times Higher Education, baseada em Londres.

Com uma posição entre o 61º e o 70º lugar, a USP é a única universidade latino-americana da lista, encabeçada pela Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, seguida pelo também americano MIT (Massachussets Institute of Tecnology).

Os Estados Unidos, aliás, lideram a lista com 44 instituições entre as 100 melhores do mundo, bem à frente da Grã-Bretanha, com dez indicações. O levantamento deste ano também registrou a ascensão das universidades asiáticas, com a entrada de centros de ensino e pesquisa da China, Taiwan, Coreia do Sul e Cingapura.

Para realizar o ranking, a instituição solicita a 17.554 acadêmicos de 137 países que apontem as áreas de destaque das universidades em suas respectivas áreas de atuação, com o objetivo de enumerar aquelas que dispõem de melhor reputação – Harvard, por exemplo, atingiu o nível máximo possível.