Todos os presidenciáveis caem em nova pesquisa Datafolha

Dilma Rousseff e seus possíveis adversários nas eleições, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), apresentaram queda

São Paulo – A presidente Dilma Rousseff e seus possíveis adversários na disputa eleitoral deste ano, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), apresentaram queda na pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira.

Em relação ao último levantamento feito em maio, Dilma passou de 37% a 34%. Já Aécio teve queda de um ponto percentual, saindo de 20% para 19%. Em terceiro lugar, aparece Eduardo Campos, com a maior oscilação: de 11% a 7%.

Houve aumento entre os eleitores que não sabem votar. Em maio, eles representavam 8% do eleitorado e agora somam 13%. Outros 17% pretendem votar branco ou nulo. Somados, 30% dos eleitores ainda não têm candidato.

Segundo turno

Dilma aparece vitoriosa nas duas simulações de segundo turno. Contra o tucano, a petista tem 46% das intenções de voto e ele, 38%. Numa disputa com o governador de Pernambuco, a presidente aparece com 47% contra 32%.

A petista tem a maior taxa de rejeição (35%), enquanto Campos e Aécio aparecem ambos com 29%. Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é rejeitado por apenas 17% dos eleitores.

Para realizar a pesquisa, o Datafolha entrevistou 4.337 pessoas em 207 cidades entre terça-feira (3) e quinta-feira (5). A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.