The Guardian faz editorial pedindo eleição direta no Brasil

A publicação britânica afirmou, na seção de opinião, que "o povo merece ter voz"

São Paulo – O jornal britânico “The Guardian” publicou ontem um editorial defendendo novas eleições diretas no Brasil, após o presidente Michel Temer se negar a renunciar ao cargo.

Para o jornal, as chances de o presidente se manter no cargo após as acusações feitas contra ele são baixas, tendo em vista o julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE (marcado para o dia 6) e a possibilidade de parlamentares convencerem Temer a renunciar.

No entanto, segundo o editorial, se os políticos investigados escolherem o próximo representante do executivo, o povo brasileiro pode entrar em uma apatia, ou fazer com que a população se volte, no longo prazo, para figuras autoritárias, como Jair Bolsonaro, por sua imagem de “anti-político”.

O editorial termina conclamando: “os políticos brasileiros colocaram o país nessa bagunça: eles deveriam deixar os 143 milhões de eleitores decidirem como querem sair dela”.

The Guardian faz editorial defendendo eleições diretas no Brasil The Guardian faz editorial defendendo eleições diretas no Brasil

The Guardian faz editorial defendendo eleições diretas no Brasil (The Guardian/Reprodução)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. JOÃO PINHEIRO

    Em momentos de crise como agora, pessoas e Países tentam dar o seu pitaco. É normal e democrático. No entanto, jornais do porte do The Guardian deveriam se abster de intromissões que podem levar o País a uma piora da situação. Poderia sim, sugerir que o País seguisse honrando a sua Constituição. O Presidente, tudo indica, deve ser afastado no julgamento do TSE (solução menos traumática). Após o afastamento deve-se seguir o que ordena a Constituição. Aí sim, em 2018 o povo exercitaria o seu direito ao voto, escolhendo democraticamente o seu Presidente (bom ou ruim).

    1. É isso mesmo. Que absurdo esse posicionamento do The Guardian. Não estão sabendo lidar nem com a política deles e vem dar pitaco na nossa.

    2. Enedino Gomes Vasco

      Sei muito mais sobre os sérios problemas do meu país por meio de jornais estrangeiros do que pelos jornais daqui…!!!

    3. leandro Pimenta

      Pra quem não sabe, a Cláusula 81 da Constituição Federal, não é uma cláusula Pétrea, já o Artigo 1º §1-Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição é Cláusula Pétrea. Somente com um presidente eleito legitimamente pelo povo, se dará o fim dessa crise que teve origem política e se torno o que é agora. #DiretasJá #DiretaPorDireitos

  2. Rodrigo Portela

    As midia internacional deve dar pitaco sim , pois o que esta acontecendo com nosso País não tem precedentes, em qualquer país sério o presidente se afastaria e renunciaria , devido a gravidade das acusações . Isso não não acontece nesse país da mentira.

  3. Washington Badaró

    Que se lasque o The Guardian, nós temos uma Constituição! Ou é isso, ou o caos!

  4. JOSÉ CANUTO V. DA S. JR.

    Deve ser um jornalista esquerdopata, querendo dar moral a corja vermelha daqui.

  5. Diego Teixeira

    Quando os donos do país não conseguem mais controlar a opinião do povo, o que resta é acusar as alternativas à direita de todo tipo de adjetivo, pois não podem chamar de corrupto. #BolsonaroPresidente

    1. leandro Pimenta

      Da pra chamar sim, está na lista de furnas, recebeu dinheiro da JBS e fingiu que devolveu. Corrupto.

  6. Kênia Borges

    Justificar a eleição de Bolsonaro à Presidência como sendo por falta de opções? Por ‘apatia’? Vocês não estão sabendo lidar com opiniões próprias de quem sabe o que é política, de quem entende o que está acontecendo realmente sem puxar sardinha pra partido e pra sindicato nenhum. Revejam suas formas de ‘catequizar’ seus leitores.

  7. sinesio gimene

    que direta ja , com esta urna de bandidos infiltrados em todos os lugares, pode fazer mas com voto impresso

    1. leandro Pimenta

      Voto impresso é o novo cabresto eleitoral, o cara vota em quem pagou pra ele e leva o comprovante pra receber a grana.

  8. sinesio gimene

    este jornalzinho é da esquerda maldita, é igual a maioria das midias corruptas do brasil