Tesoureiro do PT foi citado por cinco delatores, diz PF

Investigadores dizem ter provas de movimentações financeiras suspeitas de Vaccari e familiares; o tesoureiro do PT foi preso hoje quando saía para se exercitar.

São Paulo – O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, foi citado por cinco delatores nas investigações da Operação Lava Jato, de acordo com a Polícia Federal. Vaccari foi preso na manhã desta quarta-feira, em São Paulo.

Os delatores que citaram o tesoureiro como integrante do esquema de desvio de dinheiro da Petrobras são: o ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa, o ex-gerente da empresa Pedro Barusco, o doleiro Alberto Yousseff, o representante da Camargo Corrêa Júlio Camargo e o executivo da Toyo Setal Augusto Ribeiro Mendonça Neto .

Além das delações, os investigadores afirmam ter provas documentais de movimentações financeiras suspeitas de Vaccari e seus familiares.

A esposa de Vaccari, Giselda Rose de Lima, recebeu em sua conta bancária mais de R$ 300 mil em depósitos não identificados ao longo de três anos, exemplificou o procurador Carlos Fernandes Santos Lima em entrevista coletiva nesta manhã.

Outro indício que levou o juiz Sérgio Moro a decretar a prisão preventiva de Vaccari, segundo os investigadores, foi uma transação suspeita envolvendo uma gráfica em São Paulo.

Segundo a Polícia Federal, o delator Augusto Mendonça, da Toyo Setal, disse que Vaccari indicou o pagamento a uma gráfica por serviços não prestados.

Roupas de esporte

O delegado da PF Igor Romário de Paula contou ainda que Vaccari estava saindo de casa com roupas esportivas por volta das 6h quando foi abordado pelos policiais nesta quarta-feira.

Além de prender Vaccari, a Polícia Federal cumpriu também mandado de condução coercitiva da mulher do tesoureiro do PT. Por conveniência, Giselda foi ouvida em sua casa. Os policiais ainda não sabiam informar o teor do depoimento.

A polícia deveria cumprir ainda o mandado de prisão temporária da cunhada de Vaccari, Marice Correia de Lima, mas ela não foi encontrada. Os investigadores esperam que ela se apresente o quanto antes.