Temer quer bater martelo sobre novo ministro do STF nesta semana

Presidente anunciará substituto de Teori apenas depois que Cármem Lúcia definir novo relator dos processos da Lava Jato no Supremo

Brasília – O presidente Michel Temer (PMDB) não esconde de ninguém sua intenção de definir o quanto antes quem substituirá o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, que morreu em um acidente de avião na quinta-feira (19).

Auxiliares do Palácio do Planalto afirmaram a EXAME.com que Temer quer definir o substituto de Teori ainda nesta semana. A divulgação do nome, porém, só deve ocorrer depois que a presidente do STF Cármen Lúcia definir quem será o novo relator dos processos da Operação Lava Jato no Supremo.

Por que Temer quer definir essa indicação o mais rápido possível? O peemedebista quer fazer um aceno à classe política e à sociedade de que não quer interferir no andamento da Lava Jato a partir de sua decisão.

Entre os nomes mais cotados para ocupar a vaga deixada por Teori estão o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Ives Gandra Filho e os ministros do Superior Tribunal de Justiça Luis Felipe Salomão e Rogério Schietti.