STF inicia sessão que pode tornar Aécio réu

Senador será julgado por corrupção passiva e obstrução de Justiça a partir da delação feita por empresários da holding J&F

Brasília – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) abriu na tarde desta terça-feira sessão que decidirá se a corte torna réu o senador e ex-presidente do PSDB Aécio Neves (MG) por corrupção passiva e obstrução de Justiça a partir da delação feita por empresários da holding J&F, que controla a JBS.

O tucano é acusado pelo Ministério Público de ter usado o cargo para defender interesses da J&F em troca do recebimento de propina.

Aécio teve uma conversa interceptada na qual pedia 2 milhões de reais a Joesley Batista, um dos donos do grupo e que fez delação premiada. Posteriormente, a quantia exigida pelo senador foi entregue a um primo dele, em ação acompanhada pela Polícia Federal e feita com autorização do STF.

O senador nega as acusações e afirma ter sido vítima de uma armação montada por Joesley.

O tucano desgastou-se politicamente com o envolvimento no caso. Segundo lugar na eleição presidencial de 2014, Aécio chegou a ser afastado do cargo de senador e também deixou o comando do PSDB. Ele é alvo de 9 inquéritos no STF.

A denúncia contra Aécio, apresentada em junho do ano passado, é a primeira que vai a apreciação pelo Supremo a partir da delação de executivos da J&F.

As duas acusações criminais feitas pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot contra o presidente Michel Temer não chegaram a ser votadas pelo STF, porque a Câmara dos Deputados não autorizou o julgamento sobre recebimento delas pela corte.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

  1. Alvaro Antonio Zanin

    CADEIA A TODOS CORRUPTOS, CHEGA DE IMPUNIDADES, chega de regalias ao Lula na cadeia.