SP já tem sete escolas estaduais ocupadas por alunos

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, a diretoria de ensino da cidade tenta negociar a liberação da escola com os manifestantes

São Paulo – A sétima escola na região metropolitana de São Paulo a ser ocupada por estudantes contrários à reorganização da rede estadual de ensino é a Escola Estadual Dona Ana Rosa de Araújo, no Butantã, zona oeste da capital.

Os alunos entraram e trancaram o colégio na manhã desta sexta-feira, 13, impedindo a entrada de outras pessoas.

Representantes da diretoria regional Centro-Oeste, que também respondem pela Fernão Dias Paes, em Pinheiros, tentam negociar com os manifestantes.

No ABC paulista, a Escola Estadual Valdomiro Silveira, em Santo André, foi ocupada na noite desta quinta-feira, 12.

Segundo a Polícia Militar, integrantes da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes) de Santo André invadiram o pátio e o estacionamento da escola por volta das 18h30.

Está previsto o fechamento da unidade após a implantação das mudanças na rede pela gestão Geraldo Alckmin (PSDB).

Na manhã desta sexta-feira, os estudantes trancaram a escola com correntes e cadeados e impediram a entrada de funcionários e professores.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, a diretoria de ensino da cidade tenta negociar a liberação da escola com os manifestantes.

Reintegração de posse

O governo do Estado conseguiu uma liminar para a reintegração de posse do prédio da Escola Fernão Dias Paes, em Pinheiros, na zona oeste, que chamou a atenção pela forte presença da Polícia Militar no entorno.

A medida liminar obtida pelo governo vale para todas as escolas da capital – também houve ocupações em unidades na Escola Estadual Castro Alves, na Vila Mazzei, zona norte, e na Presidente Salvador Allende Gossens, em José Bonifácio, zona leste.

A Procuradoria-Geral do Estado não informou como vai atuar sobre as ocupações em outras cidades – há uma unidade tomada em Osasco, a Escola Estadual Professora Heloisa de Assumpção, e outra em Diadema, a Escola Estadual Diadema.