Instáveis, site e app do TSE não permitem consulta a local de votação

Órgão aponta demanda alta e aconselha eleitor a continuar tentando acessar os serviços

São Paulo – Tanto o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como o aplicativo do órgão público, o e-Título, registram instabilidade perto do meio-dia neste domingo (7), primeiro turno das votações para presidente e governadores das eleições 2018. O site do TSE permite verificar, entre outras informações, o local de votação e a situação do eleitor.

Veja também

EXAME tentou acessar os serviços, mas não obteve sucesso. É possível visualizar o comunicado: “Nenhum resultado encontrado”, conforme mostra a imagem abaixo:

Página do site do TSE mostra instabilidade no acesso aos dados dos eleitores Página do site do TSE mostra instabilidade no acesso aos dados dos eleitores

Página do site do TSE mostra instabilidade no acesso aos dados dos eleitores (EXAME/Reprodução)

De acordo com a assessoria do TSE, a instabilidade é causada pelo excesso de demanda aos serviços. Muitos eleitores deixaram para verificar as informações na última hora. Segundo o órgão, se 10% dos 147 milhões de eleitores entrarem ao mesmo tempo no site, já podem causar instabilidade nos servidores.

Além disso, às vésperas desse primeiro turno das eleições o site do tribunal foi reconfigurado para evitar ataques de hackers, o que causa maior lentidão para quem navega no endereço. Nessa reconfiguração, foram priorizados os serviços essenciais aos eleitores. A recomendação é a de que os eleitores continuem tentando acessar os serviços e tenham “paciência”.

Diversos eleitores reclamaram no Twitter sobre o problema, que, segundo eles, acontece tanto no site como no aplicativo. Veja abaixo: