Sem Lula, Bolsonaro mantém liderança na corrida presidencial

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas mostra que Marina Silva e Ciro Gomes, tecnicamente empatados, disputariam uma vaga para o segundo turno

São Paulo – No cenário em que o ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT) está ausente da corrida eleitoral deste ano, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) é quem lidera a preferência do eleitorado pela Presidência da República.

Levantamento divulgado nesta terça-feira (31) pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que o parlamentar iria para o segundo turno com 23,6% das intenções de voto dos brasileiros. A pesquisa ouviu 2.240 eleitores de todo o país entre os dias 25 e 30 de julho.

Em segundo lugar aparece a candidata da Rede, Marina Silva, com 14,4%, seguida por Ciro Gomes (PDT), com 10,7% – como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os candidatos estão empatados tecnicamente.

Geraldo Alckmin (PSDB), Alvaro Dias (Podemos) e Fernando Haddad (PT) pontuam 7,8%, 5% e 2,8%, respectivamente.

O único nome capaz de desbancar Jair Bolsonaro do páreo é Lula. Se concorrer ao cargo, o petista despontaria com 29% das intenções de voto. Neste cenário, o deputado federal aparece em segundo, com 21,8%, seguido por Marina Silva, com 9,2%.

Veja o desempenho dos candidatos

Cenário sem Lula

Candidato Intenção de voto
Jair Bolsonaro 23,6%
Marina Silva 14,4%
Ciro Gomes 10,7%
Geraldo Alckmin 7,8%
Alvaro Dias 5%
Fernando Haddad 2,8%
Manuela D’Ávila 1,7%
Henrique Meirelles 1,1%
Guilherme Boulos 1%
João Amoêdo 1%
Levy Fidelix 0,8%
Paulo Rabello de Castro 0,4%
Vera Lúcia 0,4%
Nenhum 24,7%
Não sabe 4,7%

Cenário com Lula

Candidato Intenção de voto
Lula 29%
Jair Bolsonaro 21,8%
Marina Silva 9,2%
Geraldo Alckmin 6,2%
Ciro Gomes 6%
Alvaro Dias 4,2%
Manuela D’Ávila 1%
João Amoêdo 0,9%
Henrique Meirelles 0,8%
Levy Fidelix 0,8%
Guilherme Boulos 0,5%
Paulo Rabello de Castro 0,3%
Vera Lúcia 0,1%
Nenhum 16,2%
Não sabe 3%
Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Eder Oliveira

    NÃO PERCAM DE VISTA:
    Lula
    • A eleição PASSA POR ELE;
    • Toda semana, TODO SANTO DIA, é ele que esta na primeira pagina;
    • É LÍDER em TODAS as pesquisas;
    • NINGUÉM, absolutamente NINGUÉM é capaz de vence-lo se o deixa-se disputar;
    • E se vai TRANSFERIR VOTOS para eleger o próximo presidente É DUVIDA. Levar, quem Ele indicar, AO SEGUNDO TURNO, É CERTEZA!

  2. Eder Oliveira

    #BolsonaroNoRodaViva
    Ele disse:
    Que NÃO HOUVE golpe em 64;
    Que o MPF É DE ESQUERDA;
    A tortura, NÃO HOUVE como andam dizendo;
    Que LAMENTA não ter estado mais vezes com EDUARDO CUNHA;
    E que NÃO ACEITARÁ a derrota nas urnas.
    É o retrato perfeito da IGNORÂNCIA, da CONTRADIÇÃO e da HIPOCRISIA dele e de seu eleitorado.

  3. andre oliveira carvalho

    Como eu descobri um antigo Método Caseiro que DESTRUIU MINHA EJACULAÇÃO PRECOCE em poucos dias, de forma totalmente natural.
    http://bit.ly/2msCRIn

  4. Marcia Candido

    A decolagem do Alckmin só está começando. Quando a campanha de TV começar ele vai conseguir chegar até o segundo turno e se tornar o próximo presidente.

  5. Luiz Metello Jr

    Nunca vi um presidente governar de dentro da cadeia. Você quer que perdoemos os crimes deles para que ele possa concorrer de novo? Você realmente não percebe que está pedindo para um criminoso presidiário ser o presidente do seu país?

  6. Luiz Metello Jr

    Pelo menos ele não ta na cadeia.

  7. Luiz Metello Jr

    Pelo menos ele não ta na cadeia.

  8. caaps cursos técnicos

    nao tenha duvida que nessas “pesquisas” da “parana” vai começar a
    “aparecer” o bolsonaro na frente do lula….infelizmente para eles…nao tiveram paciência e a fake foi descoberta…e a parana pesquisa correu para desmentir para nao ficar desmoralizada…mais ja viu que e armação pura…..essa pesquisa nao tem credibilidade nenhuma…e preciso saber ler nas entre linhas……FAKE NEWS

  9. caaps cursos técnicos

    quem viu a entrevista…..esse Bolsonaro não consegue enxergar um palmo a frente do nariz…e muito fraco….fala mais besteira que o ciro…e olha que o ciro fala muita besteira…basta ficar nervoso…mnao conhece nada de economia…o que esse cara estava fazendo na politica esses trezes ano…e muito fraco….e uma fraude…escondido atrás da militância….Geraldo,,,,ciro…o poste do lula….qualquer um com um pouco de visão engole ele capitão…como e fraco….como alguém diz que a ditadura não exisitiu….não havia cencura……e muito fraco…muito….

  10. Joao Bolsonaro

    “> Bolsonaro ” scr=”x” />

  11. Joao Bolsonaro

    “>asadasda ” scr=”x” />

  12. José do Sangue no Zóio

    Ele só falou verdades!!! Estou farto de políticos hipócritas com discurso demagogo construído com as melhores palavras mas as piores intenções! CHEGA DE CORRUPTO! QUEREMOS O BRASIL FORTE! BOLSONARO NO 1º TURNO!

  13. José do Sangue no Zóio

    SABEMOS QUE ESSES NÚMEROS ESTÃO ERRADOS, SERÁ BOLSONARO NO 1º TURNO, COM OU SEM LULA!

  14. Alisson Cota Walkoff

    Nossa, eu não entendo com, depois de já ter sido condenado, mesmo assim mídias como vocês ainda colocam o ladrão Lula como pré-candidato. Ainda tem gente que diz que ele deve sair para ter tempo de TV. Ou seja, pensando dessa forma, qualquer um que esteja preso, pode sair da cadeia se for pré-canditado? kkkkk #Bolsonaro2018. Presidente do Brasil para tirar essa corja lá de cima, limpar o nome do Brasil.

  15. Bruno Santana

    O Geraldo vai crescer tenho certeza, fez um grande trabalho pelo o estado de SP, assim que começar os debates e programas eleitorais, vamos ver quem é o mais competente e tenho certeza que é o Geraldo.

  16. O Brasil e o mundo deve estar errado para esta gente do PT; Os conscientes e lúcidos já perceberam que a Organização Criminosa do PT já era para um país que luta para ser correto e livre desses marginais. O PT tem chance no crime, aí sim neste campo eles tem muitos votos!

  17. O Brasil e o mundo deve estar errado para esta gente do PT; Os conscientes e lúcidos já perceberam que a Organização Criminosa do PT já era para um país que luta para ser correto e livre desses marginais. O PT tem chance no crime, aí sim neste campo eles tem muitos votos!

  18. Luiz Carlos Toledo

    Bolsonaro é o Lula da direita. Os dois causam a mesma empolgação nos ignorantes.