RS e Fiocruz assinam acordo para desenvolvimento da saúde

Acordo contribuirá para o desenvolvimento regional sustentado, com base na inovação e no desenvolvimento científico

São Paulo – A Secretária estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, Sandra Fagundes, participou do ato de assinatura de um acordo técnico entre o governador Tarso Genro (PT) e o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Gadelha, nesta segunda-feira 7, no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

O documento tem como objetivo implementar no Estado a Rede de Saúde Humana, Animal e de Ecossistemas. O acordo contribuirá para o desenvolvimento regional sustentado, com base na inovação e no desenvolvimento científico, diz o portal da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.

O acordo busca potencializar projetos que desenvolvam tecnologias e soluções inovadoras aplicadas à saúde, elaborados em parceria pelas instituições científicas e pelo setor produtivo do Estado com outras unidades da Fiocruz no Brasil.

O presidente da Fiocruz destacou que todo o Rio Grande do Sul se beneficia com o acordo. “O tema da saúde humana, animal e de ecossistemas hoje é central para se pensar tanto no surgimento de novas doenças quanto no de áreas que tem o poder de impulsionar modelos de desenvolvimento e arranjos produtivos imensos. O Rio Grande do Sul é o Estado que talvez reúna as melhores condições para pensar as interfaces”, afirmou Gadelha. A população será beneficiada a partir de melhorias no sistema de vigilância em saúde, desenvolvimento na área de medicamentos e, eventualmente, identificação de produtos para vacinas.