RS amanheceu com novas temperaturas abaixo de zero

Menor marca foi anotada em São José dos Ausentes, onde os termômetros acusaram - 4,8ºC

Porto Alegre – O Rio Grande do Sul amanheceu nesta sexta-feira, 15, com temperaturas abaixo de zero, mas não como na manhã anterior.

A menor marca foi anotada em São José dos Ausentes, onde os termômetros acusaram – 4,8ºC, terceira menor marca do ano na localidade, atrás dos -5,4ºC, em 19 de junho, e dos -7,4ºC de quinta-feira (14).

O Rio Grande do Sul experimentou, nesta semana, uma variação intensa de temperatura: dos 30,3ºC registrados no domingo (10), chegou-se a – 7,4ºC marcados na quinta-feira.

Essa grande amplitude térmica é produto das ações das massas de ares quente e frio que se intercalam sobre o território, ora com excesso de umidade, ora com predomínio do tempo seco.

O sábado passado teve sol e nuvens, amanhecendo com temperatura abaixo de zero na serra e nos Aparados da Serra, no 21º dia do ano com marcas negativas no Estado, segundo levantamento da empresa de meteorologia MetSul.

No dia seguinte, domingo, o ingresso de uma massa de ar quente pelo oeste e o norte gaúchos trouxe muito calor, provocando instabilidade.

Os termômetros chegaram a registrar 30,3ºC em Santa Rosa, 29,4ºC em Iraí e 28,8ºC em São Borja.

Depois de uma segunda-feira quente, o avanço de uma forte massa de ar frio de origem polar começou a derrubar as temperaturas na terça-feira.

A madrugada e o amanhecer de quarta tiveram temperaturas na casa de 0ºC, mas a queda maior ocorreria apenas na quinta, com a presença de um importante centro de alta pressão sobre o Estado.

O dia 14 chegou gelado. O RS teve o amanhecer mais frio do ano com as menores mínimas de 2014 na maioria dos municípios.

São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, na divisa com Santa Catarina, acusou – 7,4ºC, a menor marca do ano no Estado.

A capital não ficou para trás: 1,2ºC no bairro Lami. A semana que se aproxima promete tempo seco e temperaturas amenas, até o ingresso de uma nova massa de ar quente vinda de norte, que pode gerar instabilidade.