Rio vence premiação de cidade mais inteligente do mundo

O prêmio foi dado por conta das iniciativas dos programas do Centro de Operações Rio, a central telefônica 1746 e o Porto Maravilha

Barcelona – O Rio de Janeiro ganhou nesta quinta-feira o prêmio de cidade mais inteligente de 2013 na terceira edição do Smart City Expo World Congress, realizado em Barcelona.

Entre 200 cidades, de 35 países, o júri do congresso mundial, composto por sete membros, destacou a aposta do governo por “uma mudança de modelo e uma transformação radical”, e avaliou o início de um projeto em longo prazo para transformá-la em uma referência “smart” no hemisfério sul.

O prêmio foi dado por conta das iniciativas dos programas do Centro de Operações Rio, a central telefônica 1746 e o Porto Maravilha. Esta é a primeira vez que uma cidade sul-americana obtém o primeiro lugar.

O evento reúne representantes de centenas de cidades, empresas privadas, gestores públicos e especialistas a fim de debater soluções para melhorar a vida nas metrópoles.

Na final, concorriam com o Rio Buenos Aires, Berlim, Taoyuan, Copenhague e Sabadella. Foram critérios para a escolha a inovação, o impacto e a viabilidade. A decisão do júri foi unânime.

O secretário-chefe da Casa Civil do Rio, Pedro Paulo Carvalho, ao lado do vice-prefeito, Adilson Pires, recebeu o troféu das mãos do vice-prefeito de Barcelona, Antoni Vives. “O Rio é uma cidade incrível, mas cheia de desafios diários”, disse o secretário-chefe.

“Isso significa que as cidades latino-americanas têm boas experiências para compartilhar com o mundo”, acrescentou.