Rio inicia campanha de vacinação contra o vírus HPV

Imunizante é voltado para adolescentes do sexo feminino, na faixa etária entre 11 e 13 anos

São Paulo – A campanha nacional contra o papiloma vírus humano (HPV), começa a partir desta segunda-feira, 10 de março em todo o País. Durante a campanha, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro oferecerá em todas as unidades de Atenção Primária (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde) a vacina contra o vírus HPV, usada na prevenção do câncer de colo do útero.

O imunizante é voltado para adolescentes do sexo feminino, na faixa etária entre 11 e 13 anos, informa o portal da Secretaria Municipal de Saúde do Rio.

Serão disponibilizadas cerca de 220 salas de imunização nas unidades de saúde. A campanha também será realizada em algumas escolas das redes pública municipal e privada do Rio.

A meta do município é vacinar 113 mil meninas (80% da população alvo). Para receber a dose nas unidades de saúde, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação.

Para tomar a vacina nas escolas participantes da campanha, os pais deverão assinar termo de autorização. Cada adolescente precisa tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira.