Rio-2016 é uma oportunidade de investir no desenvolvimento

Segundo o governo brasileiro, os investimentos em infraestrutura devem representar um enorme retorno econômico ao país

Londres – Os Jogos Olímpicos do Rio-2016 representam uma oportunidade para investir no desenvolvimento do Brasil, afirmou nesta segunda-feira o secretário executivo do ministério dos Esportes, Luis Fernandes, um dia depois de o Rio de Janeiro receber a bandeira olímpica de Londres-2012.

“Somos um país em desenvolvimento. A Copa do Mundo (de 2014) e os Jogos Olímpicos são uma oportunidade para investir de maneira maciça e intensa no desenvolvimento econômico nacional, com investimentos em infraestrutura que provavelmente aconteceriam de todos os modos, mas em 10, 15 ou 20 anos”, declarou em uma entrevista coletiva.

“O retorno econômico para o país é gigantesco. São infraestruturas que vão aumentar o desenvolvimento do país por mais de uma geração”, completou.

Apenas a Copa representará, segundo Fernandes, 14 bilhões de dólares de investimentos diretos em infraestrutura, grande parte dos quais serão utilizados posteriormente para o evento olímpico.

Fernandes considera uma “oportunidade histórica” ter os dois grandes eventos esportivos em sequência no Brasil.

Além do legado material, que também deixará um centro de controle de segurança, o governo brasileiro espera que especialmente os Jogos Olímpicos deixem ainda um legado “imaterial”, como o aumento da saúde preventiva com a prática do esporte ou o melhor aproveitamento do esporte no sistema educacional.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, recebeu no domingo das mãos do prefeito de Londres, Boris Johnson, a bandeira olímpica durante a cerimônia de encerramento dos Jogos de Londres, que também marcou o início da contagem regressiva para o Rio-2016, os primeiros da história em uma cidade da América do Sul.

Organizar o evento olímpico representa um enorme desafio para uma cidade que tem grandes problemas de transporte e de violência, além de serviços deficientes, mas o Rio de Janeiro se declara confiante a superar o desafio.