Renan convoca sessão para 4ª para matérias orçamentárias

O presidente do Senado marcou duas novas sessões do Congresso para votar matérias orçamentárias de grande interesse do Executivo

Brasília – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), marcou duas novas sessões do Congresso, para quarta-feira e a semana que vem, para votar matérias orçamentárias de grande interesse do Executivo, informou a Agência Senado nesta terça-feira.

Entre as matérias que devem ser analisadas estão a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de 2016 e a alteração da meta fiscal de 2015, aprovada nesta terça-feira pela Comissão Mista do Orçamento (CMO), que autorizou o governo a registrar déficit primário de até 117 bilhões de reais este ano.

O Congresso realiza sessão na noite desta terça-feira para analisar vetos da presidente Dilma Rousseff a medidas aprovadas pelo Legislativo que geram forte impacto nos gastos públicos, em um momento em que o governo tenta reequilibrar suas contas.

Entre as medidas estão a que prevê o reajuste de servidores do Judiciário de até 78,6 por cento, escalonado até 2017, e a que estende a todos os aposentados a política de reajuste do salário mínimo.

O impacto estimado pelo governo só com a medida relativa aos funcionários do Judiciário é de 36 bilhões de reais até 2019.