Rejeição de Bolsonaro entre as mulheres pode atrapalhá-lo no 2º turno

De acordo com pesquisa Ibope, 50% das mulheres não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro. Entre os homens, a rejeição é de 33%.

Líder nas pesquisas de opinião na disputa pela Presidência, o candidato Jair Bolsonaro (PSL/RJ) enfrenta resistência do eleitorado feminino. O índice de rejeição ao capitão da reserva do Exército subiu a 50% entre elas, mesmo internado após ser esfaqueado em 6 de setembro.

Reações nas redes sociais desencadearam o movimento #elenao, com mulheres planejando manifestação em todo o país contra o candidato em 29 de setembro.

A rejeição das mulheres é embalada por declarações e atos polêmicos de Bolsonaro, que já xingou uma deputada de “vagabunda”, acrescentando uma frase que chocou grande parte do eleitorado feminino por dizer que ela “não merecia ser estuprada”; destratou uma jornalista que o entrevistava chamando-a de “ignorante” e “idiota”; além de dizer que os homens “fraquejaram” ao ter filhas, e não ver problema na diferença salarial entre homens e mulheres.

A ira contra o presidenciável ganhou novo combustível na última segunda-feira, quando seu vice, o general Hamilton Mourão, disse que famílias pobres lideradas por mães e avós e sem pais e avôs são “fábricas de desajustados”.

Declaração esta que tirou do sério até Bolsonaro que, internado no hospital, desautorizou o companheiro de chapa, num gesto de aproximação com o eleitorado feminino. Responsáveis pela campanha de Jair Bolsonaro se abstiveram de comentar.

De acordo com pesquisa Ibope publicada esta semana, 50% das mulheres não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro. Entre os homens, a rejeição é de 33%.

Nas ruas da capital do país é possível identificar essa indignação. “Tenho dó de mulheres que votam no Bolsonaro, elas não têm a menor consciência de vida. Têm aquela velha mente machista”, diz a estudante Stefani Martins, 27.

Um grupo criado no Facebook pela publicitária Ludimilla Teixeira, 36 anos, chamado Mulheres Unidas Contra Bolsonaro, foi hackeado no fim de semana passado, por criticar o líder nas pesquisas. Ao ser restabelecido, nesta semana, saltou de 1 milhão para 3 milhões de seguidoras.

“A ideia do grupo foi de Ludimilla, mas a luta é coletiva. A página foi hackeada porque perceberam a força da união feminina. Temos o direito de nos manifestar contra um candidato machista e preconceituoso”, disse Ludimilla, em entrevista à Bloomberg.

As mulheres, além de serem maioria do eleitorado, 52,3%, também são as que mais comparecem às urnas, o que pode, em um segundo 2º turno, dificultar uma eventual vitória de Bolsonaro.

“Nenhum candidato teve nas eleições uma disparidade tão grande entre homens e mulheres como Bolsonaro neste ano. Este abismo é uma grande barreira para ele”, analisa o cientista político Jairo Nicolau, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

“Além da disparidade que já existe, as mulheres estão se mobilizando e esses movimentos têm capilaridade”, complementa.

Em resposta aos movimentos contra Bolsonaro, mulheres favoráveis ao candidato redobraram esforços em sua defesa. A advogada e professora de Direito da USP Janaina Paschoal, que foi uma das autoras do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), relativiza o perfil polêmico do candidato.

“Ele é uma pessoa muito contundente e isso nem sempre é compreendido. Existe uma má vontade dos formadores de opinião para com ele”, afirma.

Paschoal avalia que o país enfrenta aumento da criminalidade e da corrupção e que este é o foco das eleições deste ano.

“O que as mulheres preferem: um candidato mais ríspido e a garantia da sequência do processo de depuração do país, ou um candidato supostamente gentil e o PT de volta? As opções estão postas.”

A advogada brasiliense Andreia Clemente, 35 anos, aumenta o coro pró-Bolsonaro. Diz que concorda com sua plataforma, de defesa da disciplina, educação e combate à corrupção.

“Não enxergo as falas dele contra as mulheres e acredito que o mais importante é o que fala sobre criminalidade, bandidos, violência, educação, saúde, corrupção”, afirma.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Mahely Valle

    Enqunto outros políticos defendem estupratores, ele é o único político que está realmente interessado em nos proteger, eu sou a favor da castração química pra estuprador e voto Bolsonaro.

  2. Regiane Moura

    #Bolsonaro #elesim sou mulher e sou #Bolsonaro. Falem por vcs minorias. #17.

  3. Regiane Moura

    Pesquisa Ibope, que nunca vi pesquisando ninguém.

  4. Andréia Freire

    Falsa notícia, as mulheres em sua maioria estão com Bolsonaro.
    Então falem pela minoria!!!
    #MulheresComBolsonaro17
    #BolsonaroSim
    #Bolsonaro17 🇧🇷😎

  5. Loíse Jamile Legall

    #Bolsonaro #EleSim vai ser no primeiro turno, as mulheres do bem estão a favor de #Bolsonaro

  6. #Elesim

  7. Para que tá feio! #BolsonaroSim #EleSim #BolsonaroPresidente #MulheresComBolsonaro

  8. Giselle Bohry

    #bolsonaro #bolsonaropresidente #b17 #dia07vote17 #mito #ocapitaovoltou #elesim #mudabrasil #bolsonaropramudar

  9. #BolsonaroSim #EleSim #MulheresComBolsonaro

  10. Raianny Moraes

    #Elesim #corrupcaonao #fichalimpasim

  11. Daniele Ramos

    As mulheres em sua maioria estão com Bolsonaro.
    Então falem pela minoria!!!
    #MulheresComBolsonaro17
    #BolsonaroSim
    #Bolsonaro17

  12. Giselle Conce

    Falem pela minoria!!!
    #MulheresComBolsonaro17
    #BolsonaroSim
    #Bolsonaro17
    #EleSim
    #EleSim17

  13. Vcs está tentando ludibriar as pessoas com essas informações.
    As mesmas, são meramente falsas.
    #EleSim
    #Bolsonaro2018
    #SouMulherSouBolsonaro

  14. Quero Ver vcs criarem uma matéria sobre a maioria
    #BolsonaroSim

  15. Miriam Patricia da silva narciso Silva

    #Elesim
    #Bolsonaro17
    #BolsonaroPresidente

  16. Stephanie Lopes

    Sou mulher, sou Bolsonaro!
    Parem com essas informações tendenciosas! Estamos de olho!!

  17. Tatiane Lima

    Sou mulher, Sou #Bolsonaro, #EleSim. Muda o disco que já tá feio isso. Temos meio social e sabemos muito bem em quem nossas amigas vão votar. Parem de manipular as mulheres. Elas são inteligentes.

  18. cristianezuba

    Sou mulher, mãe, casada e voto em Bolsonaro.
    #EleSim
    #MulherescomBolsonaro

  19. daiana carvalho

    Não sabem nem o que falam!Mulheres votam no Bolsonaro sim!Tirando a parte podre da “burguesia “ e as marias pobres vai com as loucas!
    Mulher brasileira representada por
    #Bolsonaro17

  20. daiana carvalho

    Não sabem nem o que falam!Mulheres votam no Bolsonaro sim!Tirando a parte podre da “burguesia “ e as marias pobres vai com as loucas!
    Mulher brasileira representada por
    #Elasnão 😎

  21. daiana carvalho

    Não sabem nem o que falam!Mulheres votam no Bolsonaro sim!Tirando a parte podre da “burguesia “ e as marias pobres vai com as loucas!
    Mulher brasileira representada por
    #Elas não 😎

  22. Outro FakeNews? Vocês ignora grupo de mulheres a favor do Bolsonaro. Um grupo onde é maior grupo contendo mulheres, e pessoas que realmente participa, sem pessoas colocada sem saber, o contrario as mulheres envia solicitação para aderir o grupo. Mesmo com essas fakenews, Bolsonaro é maioria.
    A mídia no Brasil perdeu o crédito. #SouBolsonaro #SomosBolsomaro precisa de fonte aqui esta o grupo @MulheresComBolsonaro #17 Oficial. O mais engaçado de tudo é que com toda mídia fazendo propaganda contra, o Brasil esta com Bolsonaro. Desejo que vocês tenham vergonha na cara, e assim que Bolsonaro for declarado eleito, vão para Cuba ou para Venezuela. Mas não vão, porque infelismente vocês nasceram no Brasil. E como a direita é patriota, e tem um coração verde e amarelo, mesmo canalhas como vocês, serão beneficiados.

  23. Gizael Aparecida da Silva Souza

    Essa matéria não é verdadeira! E acabo de perder o crédito na revista exame tb. Essa revista deve está vendida para denegrir a imagem do candidato Jair Messias Bolsonaro pq lidera nas pesquisas de intenção dos votos 2018. Falem o que quiserem mais simplesmente de todos os candidatos BOLSONARO 17 é o melhor para o Brasil. Sou mulher e estou com Bolsonaro! Essa informação de que as mulheres rejeitam Bolsonaro é mentirosa! O Brasil rejeita Haddad, rejeita Manoela, rejeita Lula e toda gentalha do PT e seus comparsas de coligação!

  24. Eu não sei de onde sai tanta besteira junto. Vcs estão ganhando o que? Publicando mentiras.
    Vcs ja viram as manifestações pro Bolsonaro ?
    Milheres de mulheres fazendo campanha e de graça, diga-se de passagem.
    Vcs perderam completamente a noção.
    Sou mulher e voto no #Bolsonaro
    #MulheresComBolsonaro
    #EleSim

  25. A intenção dessa matéria é obrigar pessoas à criar uma conta? Pq eu criei uma só para vir aqui comentar o ridículo que vocês estão passando. Para que está feio! Eu e 90% das mulheres ao redor de mim são Bolsonaro. Como vocês conseguem dormir a noite sabendo que estão mentindo para um país inteiro? #Vergonha

  26. Beatriz Bitencourt da silva

    Sou mulher e voto em Bolsonaro 😘

  27. Guita Martins

    #Bolsonaro17
    Sou mulher, cristã, mãe, filha, esposa de pastor,pregadora da Palavra, professora de História e Bolsonaro me representa. Chega de corrupção. Pelo bem da família tradicional e das crianças. Por educação de qualidade e segurança. Bolsonaro a esperanca do Brasil.

  28. Pq vcs não param de falar e difamar o BOLSONARO falem do plano governo. Falem da vice de Haddad falem do trabalho que Haddad fez em São Paulo. Falem do apoiador do PT preso Lula. Por favor sejam mais jornalistas. Parem com essa campanha contra. Desprezo a vcs e #fora exame

  29. Vamos começar a mostrar as reportagens sujas feito por vcs. Estamos lutando para o Brasil. E vcs pelos pedófilos. Traficantes. Ladrões. Estupradores. Isso? Pq.nao mostrando os.processos do PT? Só atacam.bolsonaro. tem medo de que? Jornalistas sem moral. #forajornalistassujos

  30. Mãe e filha amigas para Sempre Paula e Poli

    Sou mulher , mãe , cristã sou Bolsonaro essas pesquisa são mentirosas estou em um grupo com 1 milhão e 600 mulher do Brasil inteiro e nunca nenhuma delas foram entrevistadas fala sério

  31. paula ribeiro

    Sou mulher
    E meu presidencial é
    #BOLSONARO
    #B17
    #BOLSONAROPRESIDENTE
    #MULHERESCOMBOLSONARO
    #B17
    PAREM DE TENTAR MANIPULAR ,#BOLSONARO2018

  32. Catia Santos

    Que mentira deslavada!! A maioria de nós mulheres, somos Bolsonaro!!!

  33. Yracema Liandra Matos Machado

    O desespero da esquerda deve estar muito grande mesmo para uma revista se assujeitar a dar notícias fake só para prejudicar o Brasil.
    Pois saibam que não acreditamos em vocês!
    #ibopemente
    #abrilmente
    #epocamente

  34. Paulo Bandarra

    É de mulheres que acham que os homicídios e estupros estão bem como estão.

  35. Edilene Farias

    Meu voto é dele. Precisamos de medidas mais enérgicas pra colocar esse país nos eixos e ele é o único que quer isso é fala na cara sem mi mi mi. #B17😎