Registro provisório de médicos começa a sair semana que vem

“O texto da MP do Mais Médicos foi aprovado no Congresso e irá para sanção da presidente. Quando ela fizer a sanção o ministério já poderá emitir os registros

São Paulo – A emissão de registros provisórios para os estrangeiros do Programa Mais Médicos deve começar na próxima semana.

A expectativa é do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que também afirmou nesta sexta-feira, 18, que a medida provisória que transfere essa responsabilidade dos conselhos regionais para o ministério deve ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff nos próximos dias.

“O texto foi aprovado no Congresso e irá para sanção da presidente. Quando ela fizer a sanção o ministério já poderá emitir os registros.

“Nossa previsão é que possamos fazer isso já na próxima semana. Temos mais de 200 médicos estrangeiros que estão nos municípios e não podem começar o atendimento porque não têm o registro. Com eles recebendo registro teremos mais de 800 mil brasileiros que passarão a ser atendidos já na próxima semana””, disse ao participar do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

O ministro comentou a resistência dos conselhos regionais em emitir os registros provisórios e disse não acreditar em motivações políticas. “

“Se isso acontecer é inadmissível. Estamos falando da saúde das pessoas que vivem em cidades ou bairros onde não há médicos. Há posições de entidades médicas que são todas elas legítimas, queriam debater o programa e fazer críticas. Acho que o debate no Congresso Nacional aprimorou o projeto original””, disse.