Recesso no Congresso; Municípios em pauta…

Com a Câmara e o Senado em recesso, o noticiário da semana girará em torno das decisões e articulações do governo interino de Michel Temer e do início das convenções partidárias para definir as coligações e os candidatos que concorrerão às eleições municipais de outubro.

Na terça-feira, Temer e o presidente do Senado, Renan Calheiros, se encontrarão com o novo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para discutir qual será a pauta no Congresso para o segundo semestre. Entre os assuntos, debaterão o limite do número de partidos políticos, dando início às conversas para uma possível reforma política. Na sexta-feira, o governo pode enviar ao Congresso o relatório bimestral de avaliação de receita e despesa. O documento poderá estabelecer os cortes no Orçamento para atingir a meta de déficit fiscal de 170 bilhões de reais projetada pela equipe econômica.

A partir da quarta-feira, segundo a nova lei eleitoral, passa a valer o prazo oficial para que os partidos políticos que pretendem lançar candidatos nas eleições municipais realizem suas convenções. Nelas, as legendas definirão todos seus candidatos e estratégias eleitorais.

Em São Paulo, a campanha eleitoral começa a ganhar corpo. Pesquisa do instituto Datafolha da semana passada mostrou que o atual prefeito, Fernando Haddad, não disputaria o segundo turno em nenhum dos cenários apurados pelos pesquisadores. As sabatinas dos pré-candidatos começam na segunda-feira, quando Andrea Mattarazo, que concorrerá pelo PSD, será entrevistado. Na quarta-feira, será a vez de João Doria, pré-candidato do PSDB.

Segunda-feira 18

– Andrea Matarazzo, pré-candidato à prefeitura de São Paulo pelo PSD, será sabatino por Folha de S.Paulo, Uol e SBT, a partir de 10h.

Terça-feira 19 

– O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se reúnem com o presidente interino, Michel Temer, para discutir reforma política.

Quarta-feira 20 

– Início do prazo para a realização das convenções partidárias para definir coligações e candidatos que disputarão as eleições de outubro.

– João Doria, pré-candidato à prefeitura de São Paulo pelo PSDB, será sabatinado por Folha de S.Paulo, Uol e SBT, a partir de 10h.

Sexta-feira 21 

– O governo deve enviar ao Congresso o relatório bimestral de avaliação de receita e despesa, que pode estabelecer novo corte no Orçamento.