Quer dar sugestões para a eleição de 2018? Você tem até amanhã

Acaba nesta sexta o prazo para brasileiros apresentarem sugestões sobre as eleições de 2018

São Paulo – As taxas crescentes de votos brancos e nulos nas últimas eleições apontam para uma insatisfação com o sistema eleitoral, ou com a própria configuração da democracia. Mas existe pelo menos uma forma de oferecer propostas para corrigir e melhorar os processos que não estão funcionando.

Até amanhã, os brasileiros podem apresentar sugestões sobre a lei eleitoral que será aplicada no pleito do ano que vem, por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na reforma política, que definiu as regras para 2018, alguns itens ficaram em aberto, precisando da regulamentação do TSE. É em relação a isso que qualquer cidadão poderá opinar, mas o prazo termina nesta sexta.

Depois, o órgão vai realizar audiências públicas para debater os itens que precisam ser regulamentados.

Alguns tópicos abertos para sugestão são o limite de gastos, formas de arrecadação e prestação de contas dos candidatos, pesquisas eleitorais e propagandas no horário gratuito.

No site do TSE, acesse o link para as audiências públicas das eleições 2018. Depois, escolha o campo “Minutas das instruções”, e preencha o formulário de sugestões para cada um dos temas propostos.

Após o recebimento das sugestões, o ministro relator no TSE vai escolher quais propostas serão debatidas nas audiências públicas. As datas também constam no site.