Quem são os brasileiros que fumam por tabela

Pesquisa do IBGE mostra que 7,5 milhões brasileiros não fumantes são expostos diariamente ao fumo em ambiente fechado no trabalho. Veja o gráfico.

São Paulo – No Brasil, 7,5 milhões de pessoas não fumantes são expostas diariamente ao fumo em ambiente fechado no trabalho. Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita pelo IBGE, pessoas de 25 a 39 anos são as que mais respiram fumaça de cigarro no ambiente de trabalho.

De acordo com o estudo, os estados onde o tabagismo passivo é mais recorrente são Minas Gerais, Piauí e Pernambuco. Por lá, são mais de 19% dos adultos que são obrigados a conviver com essa situação. 

Acontece que viver com a fumaça alheia tem um custo muito alto: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o fumo passivo é a terceira maior causa de morte evitável do mundo

A exposição ao tabagismo passivo também eleva o risco de uma pessoa desenvolver câncer de pulmão em 30% e infarto do coração em 24%. Apesar disso, 10,7% dos brasileiros são sujeitos ao vício alheio em sua própria casa.

Veja abaixo quem são as pessoas que fumam de tabela. 

//e.infogr.am/js/embed.js?Nu2