Os estados mais e menos perigosos do Brasil

São Paulo lidera a lista de estados com as melhores taxas de segurança do Brasil. Em 10 anos, 19 estados pioraram seu desempenho no estudo

São Paulo – De acordo com estudo da consultoria Macroplan, São Paulo é o estado com o melhor índice de segurança do Brasil.

Para chegar a essa conclusão, e formar o ranking, a consultoria cruzou informações da taxa de homicídios com a taxa de óbitos por acidente de trânsito das 26 unidades federativas e o Distrito Federal em 2014. Quanto mais próximo de 1 for o índice do local, melhor é o seu desempenho.

Em São Paulo, que ficou com índice de 0,866, cerca de 13 pessoas são assassinadas por ano a cada grupo de 100 mil habitantes – a taxa é duas vezes menor do que a média nacional, de 29 mortes a cada cem mil.

Quem encabeça a segunda colocação no ranking dos estados mais seguros é o Amazonas, que ficou com o saldo de 0,761. O Rio Grande do Sul aparece em terceiro, com índice de 0,745.

Do outro lado, Mato Grosso foi o que recebeu o título do local mais perigoso do Brasil. A taxa de homicídio do estado está entre as 10 maiores do país: 42 mortes a cada 100 mil habitantes.

No quadro geral, boa parte dos estados brasileiros deixou a desejar. Em dez anos (2004-2014), 19 das 27 unidades da federação reduziram a sua nota no estudo. Ou seja, houve uma piora na área.

SEGURANÇA NO TRÂNSITO

O segundo indicador analisado pela consultoria revela que, por ano, 22 brasileiros em cada grupo de 100 mil morrem em acidentes de trânsito. Esse resultado, porém, não é dos melhores. O país da América do Sul com o melhor desempenho é o Chile. Por lá, a taxa de óbitos nas estradas é bem menor: 12 mortes a cada 100 mil habitantes.

O estado brasileiro que mais se aproxima da referência internacional é o Amazonas, onde a taxa é de 13 a cada grupo de cem mil. Já o Piauí, é o lugar onde a morte no trânsito é mais frequente: 40 óbitos a cada 100 mil piauienses – o dobro da taxa nacional.

Veja, no infográfico abaixo, quais são os estados mais seguros e mais perigosos do Brasil.

Infográfico com dados dos estados mais perigosos do Brasil

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Brincadeirinhas amo o Rio

  2. Rodolpho Loreto

    Os Estados com menor taixa de homicídio são os estados onde há maior circulação de armas de fogo legais entre a população de bem. Consciência? Não MESMO! Fim do estatuto do desarmamento já!

    1. Adriano Dennanni

      Não dá pra concluir isso só com esses dados.

  3. Esses numeros sao com base 2014, muita coisa aconteceu nesses dois anos!! Essa metodologia talvez não traduza a real situação! !!!!

  4. Osvaldo Aires Bade

    Comunismo é isso:
    Metiras, calúnias e matanças covardes.