Proposta de edital para operação do TAV sai dia 10

A proposta irá a consulta pública para que o edital definitivo possa ser publicado no dia 10 de março de 2012

Brasília – O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, afirmou hoje que a proposta de edital para a operação do trem-bala brasileiro – que ligará Campinas a São Paulo e Rio de Janeiro – deve ser publicada no dia 10 de janeiro de 2012. A proposta irá a consulta pública para que o edital definitivo possa ser publicado no dia 10 de março, com o leilão previsto para acontecer seis meses depois.

“O modelo final do Trem de Alta Velocidade (TAV) já está fechado na ANTT, mas ainda precisa ser validado pelos ministros que coordenam o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”, afirmou Figueiredo. “Espero que possamos definir isso em uma reunião na próxima semana”, completou.

Após sucessivos adiamentos por falta de interessados no projeto, o governo decidiu dividir em duas partes o processo de licitação do trem-bala. Na primeira fase, será escolhida a tecnologia empregada na operação dos trens. Posteriormente, após a conclusão do projeto executivo pelo consórcio vencedor, a ANTT irá leiloar lotes para as obras civis do trajeto, com a esperada participação de diversas empreiteiras.