Preso, Lula tem 39% de intenções de voto; sem Lula, Bolsonaro tem 22%

Nas simulações de segundo turno, Lula venceria Alckmin, Marina e Bolsonaro

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial com 39% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha divulgada na madrugada desta quarta-feira, 22. O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) tem 19%, a ex-ministra Marina Silva (Rede), 8%, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), 6%, e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), 5%. Alvaro Dias (Podemos) aparece com 3%, João Amoêdo (Novo) soma 2% e Henrique Meirelles (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Cabo Daciolo (Patriota) e Vera (PSTU) têm 1% cada.

No cenário sem a apresentação do nome de Lula, que está em preso em Curitiba desde 7 de abril, Bolsonaro lidera com 22% e Marina tem 16%. Na sequência aparecem Ciro, com 10%, e Alckmin, com 9%. Dias e o provável substituto de Lula na disputa, Fernando Haddad (PT), têm 4% cada. Amoêdo e Meirelles têm 2%, enquanto Vera, Daciolo, Boulos e João Goulart Filho (PPL) têm 1%. Eymael (DC) não pontuou nos dois cenários.

Questionados se o apoio de Lula os levaria a apoiar algum candidato, 48% responderam que não, 31% disseram que o fariam com certeza e 18% afirmaram que talvez. O apoio do presidente Michel Temer faria 87% das pessoas não votar no candidato.

Os candidatos mais rejeitados pelos eleitores são Bolsonaro (39%), Lula (34%), Alckmin (26%), Marina (25%) e Ciro (23%). Haddad soma 21% nesse quesito.

Nas simulações de segundo turno, Lula venceria Alckmin (53% a 29%), Marina (51% a 29%) e Bolsonaro (52% a 32%). Haddad seria derrotado por Alckmin (43% a 20%) e Bolsonaro (38% a 29%). Alckmin venceria Bolsonaro (38% a 33%) e Ciro (37% a 31%), mas perderia para Marina (41% a 33%).

O Datafolha ouviu 8.433 pessoas em 313 municípios, de 20 a 21 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR 04023/2018.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Marcia Candido

    Pra começo de conversa Lula não deveria nem estar nas pesquisas. Depois, não acho que esses numeros representem de fato o cenário que teremos em Outubro. Até lá temos muito debate de propostas pela frente. Assim que o eleitor parar pra pesquisar o plano de governo e o histórico de trabalho dos candidatos esse cenário vai começar a mudar. Eu já fiz tudo isso e escolhi Alckmin para presidente.

  2. Josielen Prudente Inacio

    E quem é que acredita nessas pesquisas manipuladas de vcs?! Td neste país é corrompido, incluindo vcs.

    1. ALISSOM EUGENIO Rocha De Castro

      Sem dúvida Josielen, nesse anos de governo esquerdista os canais de comunicação faturaram de centenas de milhões a bilhões de Reais, que é o caso da Globo. Inclusive essa revista é acusada de faturar muito c as matérias pagas e propaganda governamental.
      Daí a mídia toda está em polvorosa com a possibilidade da mamata acabar c a entrada de um governante que não lhes dê tudo isso. Daí, mentira é mato.
      O jornalismo nacional acabou, praticamente todo vendido. Só c pouquíssimas excessões…….😒

  3. Augusto Gamba

    A velha imprensa está sofrendo sua maior derrota. E o pior, não mudam de estratégia. Continuam acreditando que podem manipular a tudo e a todos. RIP Vexame.

  4. Aline Ribeiro

    Geraldo Alckmin vai decolar quando começar o programa eleitoral na tv, o povo vai ver que ele é a melhor escolha que podemos fazer para o nosso país . O mais preparado, experiente, com trabalho com resultados comprovado. Alckmin é o melhor para o Brasil.

  5. Bruno Santana

    O Geraldo vai crescer, fez um grande trabalho pelo o estado de SP e agora deve ser replicado em todo o Brasil. Com os debates e propagandas, o povo vai ver que ele é o mais competente!

  6. Alvaro Antonio Zanin

    ME SINTO ENVERGONHADO DE SER BRASILEIRO VIVER NO BRASIL E TER QUE CONVIVER COM PESSOAS COM “NÕ SE PREOCUPAM” COM A SITUAÇÃO DO PAÍS, COM O FUTURO DE NOSSOS FILHOS E NETOS, ” ACEITAM” COM NATURALIDADE A “CORRUPÇÃO” E A BANDIDAGEM QUE ESTA OCORRENDO NO DIN HEIRO PUBLICO, A MAIORIA NÃO SÓ ACEITA COMO ACHA QUE NÃO LHE ATINGE. LAMENTAVEL, ABSURDO RIDICULO. PAGAMOS TODOS PELA FALTA DE RESPONSABILIDADE

  7. acredito que depois do dia 30 é que as pesquisas vao retratar a realidade! geraldo vai pro segundo turno! To com ele!

  8. Felipe Pansano

    Eu já disse eu vou votar em Geraldo Alckmin, pois é o único com comprometimento com a população e que sabe trabalhar por todos.

  9. João Rinoceronte

    Segundo turno será Geraldo Alckmin e o candidato do lula, e pelo bem do Brasil: Geraldo Presidente! G – 45

    1. André Fehrenbach

      Confio que o Brasil estará em boas mãos com Geraldo sendo nosso futuro presidente.

  10. André Fehrenbach

    Alckmin tem o que o Brasil mais precisa hoje: autoridade, bom senso, diálogo, honestidade e boas propostas para trabalhar a favor das nossas necessidades. Confio no candidato, na equipe montada por ele e em suas estratégias, afinal ele é o mais preparado para assumir o País.

  11. ALISSOM EUGENIO Rocha De Castro

    Mais além mas pseudopesquisa mentirosa e vergonhosa. Só quem não tem o hábito da leitura e um mínimo de discernimento político acredita nelas ainda. Ainda bem que minha ficha já caiu. Quero um candidato que preze pela família, seja liberal(no sentido econômico, pra fazer o país crescer como as grandes potências), tenha temor a Deus, com proposta reais e não falácias, e honesto. Só vejo um com esse perfil : Jair Messias Bolsonaro.