Presidente do PT ironiza eventual candidatura de Barbosa

Rui Falcão ironizou sobre uma possível candidatura a um cargo eletivo do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa

São Paulo – O presidente do PT, Rui Falcão, ironizou nesta sexta-feira sobre uma possível candidatura a um cargo eletivo do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa.

“Como político, é um bom magistrado, e como magistrado, é um bom político”, afirmou Falcão sobre Barbosa durante o fórum Efe Café da Manhã, realizado em São Paulo.

Rui Falcão falou pela primeira vez sobre uma eventual possibilidade de que Barbosa possa ser candidato presidencial ou ao Senado nas eleições de outubro.

“Como presidente do STF, ele pode até 5 de abril se inscrever (para concorrer a um cargo político) como magistrado, vamos ver se no dia 6 ele aparece inscrito como candidato de um partido. É indiferente para mim porque não escolhemos adversários”, disse Falcão, que também é deputado estadual em São Paulo.

Barbosa ganhou um lugar nas pesquisas eleitorais depois que sua popularidade aumentou por sua participação no julgamento do mensalão, que levou a condenação de petistas como José Dirceu e José Genoino.

“Não houve “mensalão” no sentido que se falou, de subornos mensais”, argumentou Falcão, que elogiou a decisão do STF de, na semana passada, ter aceitado recursos que eliminaram a acusação a dirigentes do PT de formação de quadrilha.

Rui Falcão participou em São Paulo do fórum organizado pela Agência Efe e patrocinado pela multinacional espanhola Indra, o primeiro de 2014 e o sétimo desde que o evento foi realizado pela primeira vez, no ano passado.