Prefeitura de SP libera estacionamento em vagas proibidas durante eleições

Segue vetado, porém, o estacionamento em corredores exclusivos de ônibus, vias com faixas exclusivas de ônibus e vias de trânsito rápido

São Paulo – A Prefeitura de São Paulo autorizou os motoristas a usar os espaços com placas de proibido estacionar no domingo, 7, dia das eleições. A decisão foi publicada no Diário Oficial da Cidade nesta sexta-feira, 5.

Não está permitido, porém, o estacionamento em corredores exclusivos de ônibus, vias com faixas exclusivas de ônibus à direita ou à esquerda e vias de trânsito rápido.

A norma valerá também para o dia 28 de outubro em caso de 2º turno.

A prefeitura justifica que a liberação se deve ao “aumento na demanda por estacionamento no sistema viário e a necessidade de facilitar o acesso da população aos locais de votação”.

OPERAÇÃO ESPECIAL

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) irá realizar um esquema especial de trânsito nos principais corredores da cidade no sábado e no domingo para garantir a mobilidade dos eleitores no acesso aos postos de votação e vias do entorno.

Segundo a CET, as vias que recebem o programa Ruas Abertas, como a Avenida Paulista, não funcionam neste domingo, permanecendo abertas aos veículos. A SPTrans também irá reforçar as linhas de ônibus em todas as regiões da cidade.

A rua Francisca Miquelina, na Bela Vista, será interditada, entre as ruas Dona Maria Paula e Aguiar de Barros, das 18h de sábado às 24h de domingo. A medida atende solicitação do Tribunal Regional Eleitoral TRE-SP.

A Zona Azul irá funcionar normalmente no Mercado da Cantareira, Parque da Aclimação, Praça Charles Miller e Parque do Ibirapuera, de acordo com os horários definidos nas placas indicativas nesses locais.

O funcionamento das Ciclofaixas de Lazer será realizado das 7h às 15h, exceto na Avenida Liberdade, na Rua Vergueiro, entre Rua São Joaquim e Avenida Bernardino de Campos e também na ligação entre a Rua da Consolação e a Biblioteca Mário de Andrade, em função da abertura do Elevado Presidente João Goulart.

ÔNIBUS

A SPTrans irá reforçar as linhas de ônibus em todas as regiões da cidade para facilitar o acesso dos eleitores às suas seções no domingo.

No total, a frota será 50% maior em relação a um domingo habitual. Os coletivos circularão normalmente nas vias que integram o programa Ruas Abertas, como a Avenida Paulista, em virtude da suspensão excepcional do programa para o dia de votação.