Prefeitura de SP faz chamamento para interessados no Anhembi

Objetivo é buscar empresas interessadas em fechar parceria para investir na modernização do espaço

São Paulo – A São Paulo Turismo (SPTuris), empresa de turismo e eventos da Prefeitura de São Paulo, oficializou, nesta segunda-feira, o chamamento público para encontrar empresas interessadas em investir na modernização do Anhembi.

Segundo comunicado divulgado pela SPTuris, o objetivo do chamamento é buscar projetos de parceria com a iniciativa privada para reformar e aumentar a atual área de eventos do espaço.

“O chamamento servirá para apresentação de projetos e soluções, mas caberá à Prefeitura modelar, regular e dispor sobre os termos e condições da parceria e da execução dos serviços”, afirmou Wilson Poit, secretário municipal para assuntos de turismo e presidente da SPTuris, em nota.

Modelo de parceria

De acordo com ele, o modelo parceria ainda não está definido, mas não se trata de uma privatização. “Poderá ser uma concessão, sociedade ou outro tipo de parceria com a iniciativa privada”, disse.

Os projetos apresentados pelas empresas interessadas devem abranger plantas de engenharia, arquitetura, estudos de viabilidade técnica e econômica, exploração comercial do local e outras melhorias.

Em recente entrevista à EXAME.com, Poit afirmou  que o Anhembi precisa de uma grande reforma e apenas os recursos públicos não são suficientes para tal remodelação.

“Queremos ouvir interessados em fechar uma parceria público-privada (PPP) e analisar suas propostas de melhorias para o Anhembi”, afirmou Poit em entrevista dada por telefone à EXAME.com na ocasião.

Melhorias

Dentre todos os itens que precisam ser melhorados no Anhembi, Poit destaca que o espaço precisa, por exemplo, da instalação de uma central de ar-condicionado.

Além disso, ele também avalia necessários projetos para construção de um estacionamento, de um hotel e de um  sistema de interligação que conecte o Anhembi à estação Tietê do Metrô – que fica cerca de um quilômetro de distância do local.

Com 400 mil metros quadrados, o Anhembi é um dos maiores centros de eventos da América Latina e é responsável por cerca de 30%dos principais eventos que acontecem no Brasil e mais de 50% dos eventos do Sudeste. O espaço recebe a cada dois anos, por exemplo, o Salão do Automóvel.

Todos os anos, mais de seis milhões de pessoas passam pelo pavilhão e cerca de 1.000 eventos são realizados no local. Para Poit, a modernização do Anhembi só trará benefícios para a cidade e atrair ainda mais interessados em locar o espaço.

A SPTuris estima que ainda neste ano o nome do parceiro seja divulgado. Valores necessários para as obras de modernização e prazo para a finalização do projeto ainda não foram divulgados.

Vale também lembrar que a PPP não inclui sambódromo e a Arena Anhembi.