De onde vêm os políticos mais influentes da web

Apesar de ter o maior número de parlamentares, São Paulo aparece em segundo lugar entre os estados com os políticos mais conhecidos na internet

São Paulo — O Rio de Janeiro é o estado do país com mais políticos influentes nas redes sociais. Entre os 89 parlamentares mais populares na Web, o estado é representado por 12% deles.

No entanto, na composição total do Congresso, o Rio é apenas o 3º com maior número de legisladores, atrás de São Paulo e de Minas Gerais.

Entre os políticos fluminenses que se destacam na internet estão Jair Bolsonaro (PSC), Jandira Feghali (PCdoB) e Alessandro Molon (Rede).

Os dados fazem parte de um levantamento da agência de pesquisa em mídia Midialogue, que analisou o site oficial e o perfil dos congressistas em quatro redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube).

Apesar de ter o maior número de parlamentares, São Paulo aparece em segundo lugar entre os estados com os políticos mais conhecidos nas redes sociais (11%).

Os parlamentares dos estados do Sudeste são os que possuem mais seguidores, mas os congressistas do Sul é que são os mais acessíveis, com presença simultânea em site, Facebook e Twitter.

Senadores se destacam

De todos os parlamentares da casa, 89 foram escolhidos como os mais influentes na internet porque concentram 65% da audiência entre os membros do Congresso.

Nesse restrito grupo, foram identificados outros fatores que os ajudaram a ser reconhecidos na web: todos os 89 têm site institucional, mantêm um perfil no Twitter e no YouTube. Além disso, a maioria (98%) tem uma conta oficial no Instagram.

Entre os políticos populares, 38% são senadores. O índice é mais que o dobro do que o registrado na composição do Congresso, em que apenas 14% dos parlamentares estão no Senado.

Já entre os deputados que estão na lista de mais influentes, 35% deles têm mais fãs no Facebook do que votos na última eleição.

PSC e PSOL entre partidos mais influentes

Apesar de possuírem poucos parlamentares, PSC e PSOL lideram na lista de seguidores no Facebook e no Twitter por partido.

Os 10 parlamentares do PSC possuem, juntos, 827 mil fãs no Facebook e 84 mil seguidores no Twitter.

Já os 6 congressistas do Psol reúnem 373 mil fãs no Facebook e 115 mil no Twitter.

Em comparação, se somados os seguidores dos políticos do PMDB, partido com a maior bancada no Congresso (86 parlamentares, no total), o número chega a apenas 41 mil fãs no Facebook e 11,3 mil seguidores no Twitter.

Veja o perfil dos parlamentares mais influentes na web:

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Tiago Biller

    Com todo respeito ao povo do Rio , essa influência vem do estado brasileiro mais corrupto – Rio de Janeiro

  2. Antônio Carlos Meneghin

    Tem também os políticos mais corruptos. Por isto, o estado está quebrado…