Paes deve se reeleger no 1o turno, dizem pesquisas

Paes manteve-se com 57% das intenções de voto em pesquisa Ibope, em comparação ao levantamento divulgado no dia 2 de outubro

São Paulo – O atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), deve obter uma reeleição tranquila no primeiro turno, mostraram duas pesquisas divulgadas neste sábado, véspera da eleição municipal.

Paes manteve-se com 57 por cento das intenções de voto em pesquisa Ibope, em comparação ao levantamento divulgado no dia 2 de outubro.

Considerando-se somente os votos válidos, que exclui brancos e nulos, o peemedebista teria 67 por cento, o suficiente para garantir sua recondução ao cargo com folga.

Marcelo Freixo (PSOL) subiu de 18 por cento para 23 por cento. Rodrigo Maia (DEM) e Otávio Leite (PSDB) mantiveram-se com 2 por cento cada. Aspásia (PV) também ficou estável, com 1 por cento.

Brancos e nulos somaram 9 por cento. O índice dos que não sabem ou não responderam foi de 6 por cento.

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 6 de outubro, com 1.204 eleitores. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. O levantamento foi encomendado pela TV Globo.

Os números do Ibope confirmam a fácil reeleição de Paes no primeiro turno que já havia sido apontada por pesquisa Datafolha divulgada mais cedo.

No Datafolha, Paes tem 57 por cento das intenções de voto, mesmo patamar de pesquisa divulgada pelo instituto no dia 4 de outubro. Considerando-se somente os votos válidos, Paes teria 66 por cento.

Marcelo Freixo (PSOL) aparece em segundo com 22 por cento das intenções de voto, ante 20 por cento na pesquisa anterior.

Rodrigo Maia (DEM) soma agora 3 por cento das intenções de voto, contra 2 por cento na sondagem anterior. Otávio Leite (PSDB) tem 2 por cento, ante 3 por cento na pesquisa anterior.

Aspásia (PV) manteve os 2 por cento registrados na sondagem de 4 de outubro. Cyro Garcia (PSTU) também se manteve estável com 1 por cento.

O Datafolha ouviu 2.150 pessoas no Rio de Janeiro entre os dias 5 e 6 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo.