Os próximos capítulos da novela do impeachment de Dilma

Relembre os últimos capítulos e saiba o que irá acontecer nesta semana

São Paulo — Nesta semana, o enredo do impeachment de Dilma Rousseff ganhará novos capítulos com a votação no plenário do Senado. Veja o que deve acontecer nos próximos dias:

A leitura

Renan Calheiros (PMDB-AL) faz, nesta segunda-feira, a leitura do relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) no plenário da Casa. O parecer é publicado no Diário Oficial do Senado

48 horas

De acordo com o regimento do Senado, o parecer deve ser incluído na ordem do dia do plenário 48 horas depois da publicação. Isso significa que os senadores devem declarar seus votos na próxima quarta-feira, por volta das 10h. 

Falatório

É preciso que 41 dos 81 senadores estejam inscritos para iniciar a sessão. Cada senador terá 15 minutos para falar sobre o seu voto. Isso significa que essa fase da sessão pode durar até 20 horas sem interrupção.

Prévia

O tempo para orientação dos partidos será mais breve. Cada líder deve falar por um minuto. A votação começa em seguida. 

Sim ou não?

Diferentemente do que ocorreu na Câmara, o voto dos senadores será computado por meio eletrônico, ou seja, com um simples apertar de botão, irão decidir se Dilma será afastada (ou não). Eles terão cinco a dez minutos para votarem “sim” ou “não”. O resultado sai automaticamente.

Publicação

O resultado da votação será publicado no Diário Oficial. A presidente receberá uma notificação com o resultado.

Se for não

Se a maioria simples dos senadores votarem “não”, o processo é arquivado. A Câmara não poderá recorrer da decisão. 

Se for sim

Se a maior parte dos votos for pelo “sim”, Dilma é afastada do cargo por 180 dias. Após ser comunicada, ela deve deixar o gabinete no Palácio do Planalto. Michel Temer ocupa a presidência durante esse período.

Descida da rampa

Aliados de Dilma planejam um ato simbólico para o primeiro dia de afastamento da presidente. A expectativa é que Dilma desça a rampa do Planalto acompanhada de toda a sua equipe ministerial. 

(REUTERS/Ueslei Marcelino)

Nos capítulos anteriores…

Relembre o que aconteceu até agora.

https://exame.abril.com.br/brasil/ferramentas/timeline/impeachment.html