Os inquéritos de Janot; Dilma é a próxima?…

Os inquéritos de Janot I

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou nesta segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal um pacote de pedidos de abertura de inquéritos baseados na delação premiada do senador Delcídio do Amaral. Entre os pedidos estão duas investigações contra o senador Aécio Neves, do PSDB, e contra os senadores peemedebistas Romero Jucá, Jader Barbalho, Valdir Raupp e Renan Calheiros. O tucano é acusado de recebimento de propinas de Furnas e de maquiar dados do Banco Rural para esconder o mensalão do PSDB. Os peemedebistas são acusados de receber propina nas obras da hidrelétrica de Belo Monte. A decisão se as investigações ocorrerão é do relator do caso, ministro Teori Zavascki.

Os inquéritos de Janot II

Além desses inquéritos, Janot também requereu a abertura de mais um inquérito contra o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, ex-tesoureiro da campanha da presidente Dilma Rousseff, e outra investigação contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Silva é acusado de orientar pagamentos via caixa dois e Cunha é suspeito de ter obtido vantagens indevidas de um esquema de corrupção em Furnas. Caso Zavascki aceite esses pedidos, Edinho chegará a seu segundo inquérito na Lava-Jato; e Cunha, ao sexto.

Dilma é a próxima?

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o procurador-geral Rodrigo Janot prepara também um pedido de abertura de inquérito pra investigar a presidente Dilma Rousseff. Ela seria suspeita de trabalhar para obstruir a operação Lava-Jato. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também deve fazer parte do pedido porque sua nomeação para a Casa Civil visaria a mudança de foro de suas investigações.

“Fraude fiscal”

O procurador do Ministério Público junto ao TCU, Júlio Marcelo de Oliveira, afirmou na comissão do impeachment do Senado, nesta segunda-feira, que Dilma Rousseff praticou fraude fiscal ao permitir expansão do gasto público no ano eleitoral de 2014 mesmo sabendo do desequilíbrio das contas públicas. Para ele, houve “um gasto público insustentável em ano eleitoral, obviamente com o objetivo de vencer as eleições”. O procurador disse esperar que o TCU emita um parecer rejeitando as contas de 2015 do governo de Dilma.

Bloqueio do WhatsApp

A Justiça determinou, nesta segunda-feira, que o aplicativo de troca de mensagens WhatsApp fosse bloqueado pelas operadoras de telefonia por 72 horas. A decisão é do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto, no Sergipe, que atendeu ao pedido da Polícia Federal, endossado pelo Ministério Público. O pedido alega que o Facebook, dono do aplicativo, não cumpriu ordens judiciais para entregar dados relativos a uma investigação relacionada ao tráfico de drogas. É a segunda vez que o aplicativo sofre esse tipo de ação — a primeira foi em dezembro, quando o WhatsApp ficou fora do ar por pouco mais de 12 horas. Em comunicado, a empresa disse que não tem acesso aos dados que a Justiça solicita.
_

Tim: sob nova direção?

A empresa de telecomunicações Tim informou nesta segunda-feira que está em revisão para uma possível mudança da administração da companhia. Segundo a agência Bloomberg, a Telecom Itália, controladora da Tim, está perto de nomear Stefano de Angelis, atual diretor da unidade de negócios de consumo da Tim, para substituir Rodrigo Abreu como presidente do grupo. Segundo a agência a decisão pode ser anunciada ainda esta semana. Segundo a Tim, a indicação de seus diretores e diretor-presidente, cujos mandatos já expiraram, será realizada na próxima reunião do conselho de administração, agendada para o dia 11 de maio.

_

Acordo na Smiles

A empresa de fidelidade Smiles firmou parceria com o grupo de varejo Pão de Açúcar para resgate de milhas e venda de produtos aos clientes das redes Pão de Açúcar, Extra, Casas Bahia e Pontofrio. Segundo comunicado, com o acordo os clientes da Smiles poderão transferir milhas para programas Pão de Açúcar Mais e Clube Extra para trocar por vale-compras.

_

Superávit na balança

A balança comercial brasileira registrou superávit de 4,86 bilhões de dólares em abril, o melhor resultado da história para o mês. As importações somaram 10,5 bilhões de dólares, queda de 28,3% na comparação anual. Já as exportações ficaram em 15,3 bilhões de dólares, alta de 1,4% no período. O resultado foi impactado pela recessão econômica e pelo dólar ainda alto frente ao real.

O pai do bitcoin

O empreendedor e inventor australiano Craig Wright diz ser o inventor da moeda criptografada bitcoin. Conhecido pelo pseudônimo Satashi Nakamoto, o criador ainda é não foi revelado, mas reportagens das revistas Wired e Gizmodo de dezembro do ano passado já apontavam para Wright. Segundo uma reportagem da BBC, Wright deu evidências técnicas da invenção, incluindo algumas chaves de criptografia originais, que foram confirmadas por membros da comunidade de uso do bitcoin.

EUA e Cuba em alto-mar

Chegou a Cuba nesta segunda-feira o primeiro cruzeiro vindo dos Estados Unidos. Cerca de 700 passageiros embarcaram no navio, feita pela empresa Carnival, a primeira a ter a licença para operar no trajeto. Esse tipo de atividade deve se tornar mais comum conforme o avanço dos projetos de normalização das relações entre Cuba e Estados Unidos, processo iniciado em 2014 e que teve seu ponto máximo na visita do presidente Barack Obama à ilha em março.