Os grandes números do Enem 2017

Uma dimensão do novo tamanho do Enem, agora que ele não vale mais como certificado de conclusão do ensino médio para adultos

São Paulo — O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado neste domingo em 1.750 cidades do Brasil.

A edição deste ano tem várias novidades: não vale mais como certificado de conclusão do ensino médio para jovens e adultos; será realizada em dois domingos consecutivos, em vez de um sábado e um domingo; e a redação será aplicada no primeiro dia de provas. Com as mudanças, o número de inscritos caiu de 9,2 milhões em 2016 para 6,7 milhões em 2017.

Outra mudança deste ano é o critério dos direitos humanos para a redação. Dez dias antes da realização das provas, a Justiça concedeu uma liminar proibindo o Enem de anular as redações que desrespeitassem os direitos humanos. Neste sábado, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, manteve o veto  sob o argumento que não se combate a intolerância social com maior intolerância estatal ou com mordaça.

Em 2016, 291.806 redações foram anuladas, mas a maioria porque a pessoa não compareceu no segundo dia da prova ou entregou a folha em branco. Entre as redações anuladas, 4.798 feriram os direitos humanos no ano passado, segundo o Inep.

Veja outros grandes números do exame: