O que esperar do julgamento de Temer no TSE nesta semana

Cinco analistas políticos ouvidos por EXAME.com apostam que o julgamento sobre a cassação da chapa Dilma-Temer deve ser adiado

São Paulo – O destino do presidente Michel Temer pode ser decidido a partir desta terça-feira (6) durante o julgamento da chapa que venceu a eleição presidencial de 2014. Se Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidir que houve irregularidades no financiamento de campanha, Temer e Dilma Rousseff podem ser cassados.

A única certeza que os analistas políticos e consultorias ouvidos por EXAME.com têm é que, dada a complexidade do debate, o caso não será resolvido nesta semana. Entenda:

Eurasia: Resultado só no fim do mês

A expectativa da Eurasia é de que os ritos do julgamento no TSE sejam cumpridos, mas que os debates tomem muito tempo e a decisão final seja remarcada para o fim do mês.

Em relação ao resultado, a consultoria ainda aposta em 70% de chance de Temer não terminar o mandato, mas admite que a pressão para que ele saia via julgamento no TSE diminuiu.

A Eurasia avalia que há grandes chances de três dos sete ministros do TSE votarem pela cassação (Herman Benjamin, Carmen Lucia e Luiz Fux), e um ser contra (Gilmar Mendes).

Os fiéis da balança, portanto, seriam Napoleão Nunes (que está tendendo a votar contra), Admar Gonzaga e Tarcísio de Carvalho.

Pulso Público: Votação apertada

A Pulso Público tem pesado mais, nos últimos dias, a hipótese de o TSE tomar uma decisão favorável a Temer, provavelmente na forma de uma aceitação da denúncia contra a chapa, mas absolvição dos candidatos.

“Qualquer resultado que venha a ocorrer vai ser apertado, seja para cassar a chapa ou absolvê-la. A diferença deve ser de um voto para qualquer um dos lados”, segundo Marcelo Issa, sócio da consultoria.

Prospectiva: Mais sobrevida para Temer

A Prospectiva aposta em um pedido de vista ou no prolongamento das discussões nas sessões do TSE nesta semana. De acordo com o  analista Thiago Vidal, se isso de fato acontecer, a chance de o Temer permanecer no governo aumenta.

Nesse caso, mesmo que o TSE decida pela cassação futuramente, Temer ainda pode recorrer no STF e alongar sua permanência no governo, o que lhe daria tempo de retomar a governabilidade.

Tendências: Desfecho está complicado

Para a Tendências, o processo está complicado por vários fatores: os advogados de defesa das partes estão tentando anular a inclusão da delação da Odebrecht; há o fator político na delação da JBS; e a defesa de Temer tenta separar a chapa no julgamento.

“É muito provável que haja um pedido de vista, porque houve uma mudança na composição da corte desde a última sessão de julgamento, e essa interpretação ganhou força depois das declarações de Gilmar Mendes de que o TSE não tem preocupação política“, afirma Rafael Cortez.

Ricardo Caldas: Pedido de vista é certo

Para o professor e Diretor do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da UnB, Ricardo Caldas, o julgamento não é segredo para ninguém.

“A expectativa é de que vão pedir vistas, e daí não tem prazo para se resolver. A tentativa do governo é de empurrar essa decisão para o segundo semestre [depois do recesso de julho]. Nesse caso o tempo conta a favor de Temer”, afirmou.

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Helvio Tarcisio

    Se Dilma e Temer tivessem um pouquinho sequer de consciência cívica, ou um mínimo de dignidade, renunciariam para evitar esse longo sacrifício da população. Dilma não regula bem da bola e já foi arrancada do poder, então está perdoada. Mas… e Temer? A gravação da JBS não deixa a menor dúvida de que Temer cometeu, pelo menos, crime de responsabilidade, conforme entende a OAB. Já que Temer não tem a nobreza de fazer o harakiri, que renuncie e abra espaço para a reorganização do país.

  2. Gerson Jose Dos Santos

    Sabem quantos Ministros LOTAM o TSE…Apenas 7, imaginem é um Numero Impar, Sete é um Número que traduz (Tradicionalmente) a Mentira e ao mesmo TEMPO impede que haja EMPATES pois é um Número Primo onde é divisível por Um ou por ELE mesmo, pois se for Dividido por um outro Número PAR qualquer que seja ELE a conta SOBRARÁ RESTO…AGORA EU PERGUNTO…Não Poderia ser apenas 3, talvez 5 porque 7 e o que fazem além de PEDIR vistas para casos como o da CHAPA Dilma/Temer tão Discutido, Criticado, Debatido ou Atacado por TUDO e por TODOS, inclusive entre ELES (Ministros) próprios…Agora Imaginem esta Noticia sobre este Fato que não só a Folha mas toda a Mídia e Meios de Comunicação de Massa toma CIÊNCIA (Que não PODEM mas DEVEM impedir este pedido de VISTA para este PROCESSO) sobre ENVOLVIMENTO em Corrupção desse Ministro Napoleão Nunes Maia Filho pior, Poderá pedir VISTAS no Intuito de BENEFICIAR a SI PRÓPRIO e a CHAPA TEMER…SE o FATO OCORRER DEVEMOS FICAR INERTE e ACEITAR TAL DECISÃO SEM MAIORES EXPLICAÇÕES PLAUSÍVEIS, Este Ministro ficará LIVRE, TRANQUILO e SOSSEGADO por tal DECISÃO mesmo se utilizando de Argumentos Jurídicos não Justificáveis…https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1353416024747604&set=a.764659680289911.1073741833.100002376592997&type=3

  3. Gerson Jose Dos Santos

    Sabem quantos Ministros LOTAM o TSE…Apenas 7, imaginem é um Numero Impar, Sete é um Número que traduz (Tradicionalmente) a Mentira e ao mesmo TEMPO impede que haja EMPATES pois é um Número Primo onde é divisível por Um ou por ELE mesmo, pois se for Dividido por um outro Número PAR qualquer que seja ELE a conta SOBRARÁ RESTO…AGORA EU PERGUNTO…Não Poderia ser apenas 3, talvez 5 porque 7 e o que fazem além de PEDIR vistas para casos como o da CHAPA Dilma/Temer tão Discutido, Criticado, Debatido ou Atacado por TUDO e por TODOS, inclusive entre ELES (Ministros) próprios…Agora Imaginem esta Noticia sobre este Fato que não só a Folha mas toda a Mídia e Meios de Comunicação de Massa toma CIÊNCIA (Que não PODEM mas DEVEM impedir este pedido de VISTA para este PROCESSO) sobre ENVOLVIMENTO em Corrupção desse Ministro Napoleão Nunes Maia Filho pior, Poderá pedir VISTAS no Intuito de BENEFICIAR a SI PRÓPRIO e a CHAPA TEMER…SE o FATO OCORRER DEVEMOS FICAR INERTE e ACEITAR TAL DECISÃO SEM MAIORES EXPLICAÇÕES PLAUSÍVEIS, Este Ministro ficará LIVRE, TRANQUILO e SOSSEGADO por tal DECISÃO mesmo se utilizando de Argumentos Jurídicos não Justificáveis…