Quem é Marcos Cruz, novo secretário de Finanças de Haddad

Fernando Haddad anunciou hoje um dos principais atores do seu mandato, o secretário de Finanças. Conheça melhor o secretário Marcos Cruz

São Paulo – O engenheiro Marcos Cruz foi o escolhido para ser o homem que vai cuidar do caixa da cidade com o maior orçamento do país. O secretário de Finanças durante o governo de Fernando Haddad (PT) na prefeitura de São Paulo veio da iniciativa privada e terá como uma das suas principais responsabilidades a renegociação da dívida da cidade.

O executivo de 37 anos é uma indicação de Jorge Gerdau, presidente do conselho administrativo do Grupo Gerdau e do Movimento Brasil Competitivo, com quem trabalhou em diferentes projetos da área de Educação através da empresa de consultoria da qual é sócio, a McKinsey & Company. Cruz, que atua na McKinsey desde que tinha 23 anos, já deixou de ser sócio da empresa.

Marcos Cruz tem seu currículo voltado ao planejamento com foco em resultado, o que representa já uma grande diferença do secretário de Finanças da gestão Kassab, Mauro Ricardo Costa, que priorizou o aumento da arrecadação. Para Cruz, que atuou em projetos estratégicos para clientes públicos e privados, o gestor precisa ter um número limitado de prioridades para se concentrar nelas.

O consultor é graduado em engenharia eletrônica na Unicamp e possui um MBA do Insead, na França. Cruz vem de fora do ambiente político, mas sua família não é estranha ao meio: seu pai é Paulo Cruz, professor aposentado da Unicamp e petista ferrenho, e ele é sobrinho dos irmãos José Roberto e Luiz Carlos Mendonça de Barros, economistas e, respectivamente, ex-secretário de Política Econômica do ministério da Fazenda e ex-presidente do BNDES, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Fernando Haddad ainda anunciou hoje outros cinco quatro secretários, dentre eles o vereador Antonio Donato (Governo), a economista Leda Paulani, o advogado Luís Fernando Massonetto (Negócios jurídicos) e o arquiteto Fernando de Mello Franco (Desenvolvimento urbano).