Nos Jogos Olímpicos do Rio, só madeira certificada

Parceria foi firmada esta semana entre a FSC Brasil, ONG que promove manejo florestal responsável no mundo, e a organização do evento

Toda madeira e os produtos de origem florestal – como estruturas temporárias, mobiliários e papéis – utilizados na realização dos Jogos Olímpicos de 2016 serão certificados.

A parceria firmada esta semana entre a FSC Brasil, ONG que promove manejo florestal responsável no mundo, e a organização do evento garantirá o engajamento pela preservação dos povos e das florestas e pelo combate ao desmatamento ilegal.

Os princípios e critérios do FSC vão muito além da legislação brasileira, pois levam em conta os trabalhadores, valores da floresta, adequação de escala e realiza o monitoramento dos impactos.

O acordo contribuirá para o equilíbrio entre oferta e demanda e estimulará a certificação de novas áreas florestais. As medidas devem melhorar a rastreabilidade de boa madeira no Brasil.

Em 2012, apenas parte do material utilizado nos Jogos de Londres foi certificado pelo FSC.

Para o Comitê Organizador Rio 2016, a iniciativa brasileira mostra compromisso e liderança com a gestão sustentável de eventos no Brasil. Quem sabe empresas nacionais e internacionais também decidem seguir o exemplo.