Nordestinos “sabem se unir para roubar”, diz vereadora gaúcha

Após o discurso, o presidente da Câmara de Vereadores, Fabiano Piccoli (PT) concedeu a palavra ao vereador Tiago Ilha (PRB) que rebateu a parlamentar

Farroupilha – Uma vereadora do município de Farroupilha, na serra gaúcha, causou polêmica nas redes sociais após afirmar em sessão pública na Câmara Municipal de Vereadores que “os nordestinos sabem muito bem se unir para roubar”. A declaração foi feita nessa segunda-feira, 22, no plenário da Casa Legislativa.

Durante o discurso, Eleonora Broilo (PMDB) ressaltou que eles (os nordestinos) “sabem ganhar propina. Eu acho que eles sabem se unir para aumentar a corrupção. Isso eu acho que eles são donos. Isso eu concordo plenamente. Talvez até eles não saibam nem falar muito bem, mas sabem roubar que é uma maravilha”, concluiu a vereadora.

Após o discurso infame, o presidente da Câmara de Vereadores, Fabiano Piccoli (PT) concedeu a palavra ao vereador Tiago Ilha (PRB) que rebateu as palavras da parlamentar.

“Imagino que a vereadora Leonora deva ter se enganado nas palavras. Não admito que a senhora use um comentário tão infeliz e preconceituoso como a senhora usou, dizendo que nordestino só sabe é roubar. O povo nordestino merece ser respeitado, assim como o povo gaúcho, o povo brasileiro”, disse.

Na Câmara de Vereadores já foi instaurada a Comissão de Ética para discutir possíveis punições. Vereadores do PSB, PRB, Rede e PDT entregaram nas mãos do presidente Fabiano Piccoli, na tarde dessa terça-feira, 23, o requerimento para analisar a manifestação da vereadora Eleonora Broilo. O prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves (PDT) divulgou nota repudiando as declarações da parlamentar.

Eleonora Broilo afirmou que sua fala está descontextualizada do objeto de discussão em plenário. “Na ocasião, em momento anterior à minha manifestação, um colega da bancada da situação teceu críticas aos políticos gaúchos. Nesse sentido, manifestei-me com referência exclusivamente aos políticos nordestinos – e não ao povo nordestino -, ocasião em que efetivamente fiz considerações desabonatórias ao seu modo – dos políticos nordestinos, reitera-se – de fazer política.”

A peemedebista disse, ainda, que sua fala, em nenhum momento, se referiu ao povo nordestino. Ela afirmou que pode tomar “medidas judiciais” e pediu desculpas “a quem, porventura, ao assistir ao vídeo, de pequena parte da sessão, retirado do seu contexto, tenha se sentido atingido por minhas palavras”.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Maurício Oliveira

    Antes assistíamos a Fla-Flu, BaVi, SanSão, AtleTiba… Hoje predomina o Nordeste-Sul.

  2. ISAIAS RIBEIRO

    Sobre os nordestinos essa cidadã deve nos respeitar,senhora imigrante..apareca no Nordeste.

  3. Caros leitores! Acredito que a nobre vereadora de Farroupilha foi infeliz na sua declaração, não por ter criticado o nordestino em si, mas a classe política como um todo e isto inclui o político nordestino. Se ela está prestes a sofrer punição é por que ela foi verdadeira, franca e sincera em suas palavras, pois não é um previlegio da classe política nordestina apenas,ao se unirem para roubar ou praticar corrupção, senhora vereadora, essa é qualidade ou predicado de todo político brasileiro, salvo raríssimas exceções dessa espécie que hora se sente tão injustiçada. Isso é realmente comovente. A senhora ao apontar que isso era um predicado do político nordestino de serem ladrões e corruptos, feriu o orgulho de seus pares em Farroupilha e portanto será punida por deixarem eles de fora de sua honrosa e justa homenagem. Acredito que a senhora não mereça a punição pelo fato de apontar o óbvio sobre a classe política, mas sim por não incluir os de todas as regiões do Brasil, inclusive os políticos injustiçados e feridos em seus orgulhos de sua querida Farroupilha. Espero que​ a senhora aprenda com essa lição a jamais esquecer de olhar para os seus antes de apontar para os outros. Parabéns pela sua eminente posição e felicidades por sua provável punição! E tenho dito..

    1. necromanzinho br

      meu caro Adriano, quando ela cita “os nordestinos” ele fala que todos nós somos corruptos,

  4. Oziana Menti

    Senhor Adriano Ribeiro moro em Farroupilha a 12 anos e diversas vezes me sentir constrangida por comentários de mal gosto dos gaúchos.Quando a digníssima vereadora falou que os nordestinos mal sabem falar,vc acha o quê ,que ela os elogiou.Lamento lhe dizer a Doutorinha foi sim preconceituosa e maldosa.Os próprios gaúchos acharam sua colocação triste.Talvez a Doutorinha por viajar fora do Brasil,se esqueceu de conhecer a belezura que são o povo nordestino.No fundo só queria que ela tivesse uma punição simples…ir na radia e pedir desculpas ao povo honrosamente lutadores.Viva o nosso Brasil de ponta a ponta!!!!

  5. necromanzinho br

    Caros leitores, estou falando sobre esse recente comentário, como uma pessoa de tal classe social pode n saber porcaria nenhuma, desculpe o palavreado, sobre o nordeste, como uma pessoa, um adulto maduro, vai na frente de uma palestra pra falar algo como isso, e fala com certeza.
    Isso é um individuo totalmente desinformada sobre o seu país, então senhora vereadora, antes de falar algo sobre o nordeste, procure estudar, pois alguém no seu cargo falar algo assim é porque n foi pra escola. (obrigado pela atenção)

    1. Joaquim Ramos Souza

      Se esta vereadora falasse que todos os políticos se reúne para roupar eu perdoaria inclusive ela mais falar do povo nordestino mando ela para a jaula dos leões no nordeste tem mil maravilhas o povo nordestino e gente educada acolhedor se não sabe falar é pôr que os políticos não cuida da educação do país o nordeste tem o que o sul não tem então venha vereadora sentar no cacete do negão nordestino que você vai mudar de ideia rapidinho lhe dá um trato aqui você não vai ver estrelas não vai ver a constelação inteira kkkkkkk fui hoje tô bandido

  6. A senhora vereadora ,digo senhora pela idade que tem é uma pessoa como muitas que existem nesse Brasil e no mundo ,onde se acham melhores que muitos pelo status que ocupam em uma sociedade,pela cor da pele ,pela região que moram.Não tem inteligência suficiente para refletir que tais condições não é o suficiente para dizer se uma pessoa é melhor ou pior se superior ou inferior que uma outra pessoa.
    Porque existem pessoas superiores e melhores que outra sim.
    Pessoas piores e inferiores são essas dignas de pena pelo preconceito que carregam,são justamente essas pessoa que tem esse pensamento como a da vereadora ,pessoas que com esse tipo de pensamento só demonstram ignorância e falta de inteligência e que no fundo são elementos doentes e mau formados intelectualmente e espiritualmente. São deformados moralmente e fortes candidatos a sofrerem na vida como consequência de seus pensamentos distorcidos da realidade .
    Um dia quem sabe haja cura para essa doença que chamamos de preconceito e essas pessoas consigam a cura .