No RS, Ana lidera com 39%, seguida por Tarso, diz Datafolha

O resultado difere um pouco da última pesquisa feita pelo Ibope, há cerca de uma semana, em que Ana Amélia (36%) e Tarso (35%) estavam tecnicamente empatados

Porto Alegre – Pesquisa Datafolha divulgada na manhã desta sexta-feira mostrou a liderança da candidata do PP, Ana Amélia Lemos, na corrida pelo governo do Rio Grande do Sul, com 39% das intenções de voto.

Na segunda colocação está o atual governador, Tarso Genro, do PT, com 30%. O resultado difere um pouco da última pesquisa feita pelo Ibope no estado, há cerca de uma semana, em que Ana Amélia (36%) e Tarso (35%) estavam tecnicamente empatados, levando em conta a margem de erro de três pontos porcentuais, para mais e para menos.

No levantamento do Datafolha, encomendado pelo Grupo RBS, Ana Amélia e Tarso são seguidos por José Ivo Sartori (PMDB), que tem 7%, Vieira da Cunha (PDT), com 3%, e João Carlos Rodrigues (PMN) e Roberto Robaina (PSOL), que somaram 1%. Humberto Carvalho (PCB) e Estivalete (PRTB) não pontuaram. Brancos e nulos alcançaram 6% e os indecisos, 14%.

Esta foi a primeira pesquisa Datafolha no RS após o registro das candidaturas, por isso não houve simulação de segundo turno.

O instituto ouviu 1.233 em 47 municípios entre os dias 12 e 14 de agosto. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral com o número RS-00009/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-00361/2014.

Na sondagem que mediu a taxa de rejeição de cada candidato, Tarso Genro apareceu com 27%, Ana Amélia teve 13%, Vieira da Cunha somou 9%, Estivalete, 8%, Roberto Robaina teve 8%, João Carlos Rodrigues, 7%, e Humberto Carvalho e José Ivo Sartori atingiram 6%.