Motorista com carro automático pode ganhar CNH específica

Se a proposta for aprovada, o condutor dessa categoria não poderá dirigir veículos com transmissão mecânica – se o fizer, cometerá infração gravíssima

A Comissão de Viação e Transportes aprovou proposta que permite tirar carteira de habilitação específica para condução de veículos com câmbio automático. O texto (PL 7746/17) acrescenta dispositivos ao Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), prevendo multa em caso de infração.

O relator na comissão, deputado Hugo Leal (PSB-RJ), apresentou um substitutivo ao analisar a sugestão originalmente feita pela deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), que tratava apenas da condução de motocicletas.

“Propomos estender essa possibilidade a todos os tipos de veículos. Afinal, além das motocicletas, motonetas e ciclomotores, a tecnologia do câmbio automático está presente também em automóveis, ônibus, micro-ônibus e caminhões”, disse Hugo Leal.

Conforme o substitutivo, haverá mudança nos exames de direção, e os candidatos poderão ser habilitados a dirigir apenas veículos com câmbio automático. Nesse caso, o condutor aprovado nessa categoria não poderá dirigir veículos com transmissão mecânica – se o fizer, cometerá infração gravíssima, sujeito a multa e retenção do veículo.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Patrick Fraga

    Idiotice essa proposta, pois a tendências que todos os carros comecem a serem automáticos. E estão com um projeto desse, isso é para poder meter a mão no bolso da população, deixar os exames mais caros, para ter que tirar a carteira com os 2 sistema de câmbio. Aff!

    1. Gabriel Medeiros

      Cara, contanto que o inverso não seja verdade, não tenho problemas com a proposta, inclusive concordaria com ela. Acredito que quem se habilite a dirigir um carro manual consiga dirigir um automático, mas o inverso não é válido. Quem nunca dirigiu um manual, pode ser um risco na rua.

    2. Eduardo Medrado de Andrade

      Vai ser igual à habilitação “especial” para cinquentinhas, só serve para dirigir cinquentinhas, mas o preço é praticamente o mesmo da habilitação para dirigir motos, ou seja, TODOS que tem cinquentinha preferem tirar a habilitação de motos (pq dá pra dirigir cinquentinhas tb obviamente). No fim das contas, todo mundo que quiser carro automático, vai tirar a habilitação comum para qualquer carro, já que o preço vai ser praticamente o mesmo…

    3. Gustavo Henrique

      Senhor Gabriel, me mostre qual foi o motorista que nunca dirigiu um carro manual? Lei ridícula, só para poder tirar dinheiro do cidadão… No ano que tirei habilitação gastei no total 350 reias, hoje passa de 1000 reias fácil…

    4. Pia Do Moramed

      Caro Gabriel, hoje já ultrapassa os R$ 2.500,00

  2. Cristiane Paiva de Lima

    Tudo para tirar mais dinheiro do povo. Tanta coisa para se preocupar…

  3. Mauro Terezio

    Kkkkkk tenho que da risada de uma idiota dessa,não tenho outra palavra pra essa senhora pq au em ves de ta brincando de Dep ela não vai lá trabalha pra valer,pra mim isso é uma idiotice pra vc tira sua CNH vc tem q fazer com carro manual sim é minha opinião,e dona Dep vai acha oq fazer ….

    1. José Rodrigo

      Falta do que fazer seria muito mas simples as auto escolas se prepararem para realmente ensinar nos dois tipos de cambio ou NAO!!!! e a CNH seria como está UNICA para veículos auto motores.

  4. Marcelo Jose

    Porque simplesmente as autoescolas não reservam umas das aulas para demonstrar como se usa carro com câmbio automático? Sempre um jeitinho para ganhar mais dinheiro…
    Fiscalizar as imprudências de motociclistas e motoristas ficam para depois.