Moro retoma inquéritos contra Lula após três meses

Após decisão do Supremo Tribunal Federal, Sergio Moro volta a despachar sobre inquéritos de investigação de Lula

São Paulo – O juiz federal Sérgio Moro retomou as investigações sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dentro da Operação Lava Jato. A retomada chega após três meses de paralisação, que havia sido decretada pelo Supremo Tribunal Federal após questionamentos de se a força-tarefa tinha competência para cuidar do caso.

A retomada de Moro foi noticiado pelo jornal O Estado de S. Paulo. Nesta sexta-feira, o juiz federal recebeu de volta do STF os processos contra Lula e determinou que eles deverão tramitar em sigilo entre “Ministério Público Federal autoridade policial”. A decisão de devolver o processo a Moro foi tomada há duas semanas pelo ministro Teori Zavascki, do STF.

Neste primeiro despacho após a retomada do processo, Moro ordenou que as defesas renovem pedidos que haviam sido feitos ao STF, desta vez à Justiça Federal no Paraná, onde ele fica.

No mesmo despacho, Moro reforçou a decisão do STF de que as gravações feitas que envolviam uma conversa entre Lula e a presidente afastada Dilma Rousseff fossem invalidadas. A decisão havia sido tomada também pelo ministro Zavascki.

Entre os crimes investigados e que teriam sido cometidos por Lula estão corrupção e lavagem de dinheiro.