Ministro do STF dá sinal verde para Bolsonaro virar réu

O ministro Marco Aurélio Mello liberou para inclusão na pauta do STF a decisão sobre tornar Jair Bolsonaro réu sob acusação de racismo

Brasília — O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou para a inclusão na pauta da 1ª Turma da corte o julgamento sobre se torna réu o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, por racismo e manifestação discriminatória contra quilombolas, indígenas e refugiados.

A denúncia criminal contra Bolsonaro – líder nas pesquisas de intenção de voto em cenários sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – foi oferecida pela Procuradoria-Geral da República em abril e se refere a uma palestra que o candidato deu no Clube Hebraica do Rio de Janeiro ano passado.

Na ocasião, na avaliação da PGR, Bolsonaro fez um discurso de incitação ao ódio e preconceito direcionado a diversos grupos, como culpar indígenas pela não construção de hidrelétricas em Roraima.

A decisão de Marco Aurélio de levar o caso para a turma significa que, do ponto de vista da instrução, a denúncia está pronta para ser julgada. Cabe ao presidente do colegiado e responsável por fazer a pauta, ministro Alexandre de Moraes, incluir o caso para julgamento da turma. A pauta da 1ª Turma de setembro, entretanto, ainda não foi divulgada.

Em manifestação nos autos deste caso, a defesa de Bolsonaro disse que, ao oferecer a denúncia, a PGR agiu com “certo oportunismo diante da campanha eleitoral que se avizinhava”. Os advogados de Bolsonaro alegam que as declarações dele não configuram o crime de racismo.

“Pelo contrário: longe de configurarem crimes, tais excertos expressam tão somente a opinião política do defendente, na qualidade de parlamentar no exercício da sua função, em diálogo mantido com o seu eleitorado”, diz a peça da defesa.

Caso Bolsonaro vire réu no STF, não há qualquer tipo de impedimento em relação à candidatura ao Palácio do Planalto. A Lei da Ficha Limpa barra candidatos condenados por órgão colegiado da Justiça e dificilmente esse caso –se se transformar em uma ação penal– será julgado até as eleições.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Realmente não o querem no poder? Porque será?

  2. Eu até ia votar no Alckmin, mas ficou claro nos primeiros debates que homem honesto, de bem e com capacidade pra governar o Brasil é Sr. Jair Bolsonaro. Com todas as mídias, artistas e políticos mau caráter contra ele, vi que o cara está do lado certo! O plano de governo de Bolsonaro é realista, direto, objetivo e sem falsas promessas. O brasileiro quer isso: propostas diretas, verdadeiras e de fácil entendimento.

  3. Guilherme M. de A.

    Pq ele é burro, incompetente, corrupto e preconceituoso.

  4. Guilherme M. de A.

    30 anos de congresso sem fazer nada e vai governar o país? o cara não consegue dizer nada com nada e tu vem dizer que ele tem capacidade de governar? Um cidadão que não tem respeito pelas diferenças, que não dá valor para a democracia… Bolsonaro nunca!

  5. fabio carvalho

    Qualquer pessoa com QI mediano sabe ninguém aprova nada no congresso se não fizer conchavo. Bolsonaro é o único diferente ali. Mas com certeza ajudou a não aprovar muita cretinice esquerdopata

  6. VERDE e AMARELO

    O STF é o escudo do mal, o STE e suas urnas amestradas não tem credibilidade, as instituições foram infiltrados por fantoches russo chineses, do Foro de SP, de globalistas de George Soros, para manter o Brasil como um país escravo, que produz riquezas e é sistematicamente roubado, se não for Bolsonaro, será Daciolo! Não deixem de votar e jamais votem em branco ou nulo!

  7. Erbson Santana de Sousa

    Boa tentativa! É melhor JAIR se Acostumando!!! #Bolsonaro2018

  8. Cleber da Silva Bícego

    A meu ver, você está fazendo uma excelente reflexão é escolha, parceiro. Parabéns!

  9. Cleber da Silva Bícego

    Vejo que você não é um desinformado. Uma pena tanta gente boa, mas que por ter escolhido ser hater de Bolsonaro, não enxergar isso que você falou, e contribuir para o plano esquerdista para nos tornar um “Brasilzuela”…
    Mas vamos em frente, pois Deus é conosco! Eu creio!

  10. Cleber da Silva Bícego

    Tá de brincadeira…
    Essa notícia me faz perder mais ainda o respeito e a admiração pelo STF. Não encontraram corrupção, daí ficam nessa de que o cara é racista, ciclista, adventista, dentista, humorista…
    Porque não continuamos então elegendo corruptos e esperamos que eles se receberem e nos façam bem por nós?
    E ainda dão o efeito de manchete, como se fosse algo novo que tivesse sido descoberto contra o Bolsonaro.
    E a notícia trata: “líder nas pesquisas de intenção de voto em cenários sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.
    Não!
    Lula é líder nas pesquisas.
    Lula não deveria aparecer lá.
    Lula um condenado por CORRUPÇÃO! Lula está preso!
    Lula, o criminoso condenado e preso, não é uma opção. E se fosse, quem pensa não deveria cogitar votar nele, pois, olha só… Estão querendo destruir a preferência por Bolsonaro apenas em supor que o cara teria cometido um crime, e nem se trata de corrupção, que é o que está matando o povo brasileiro.
    Deveriam falar no nome dele (Lula) apenas para reforçar o crime, na verdade, oS crimeS que cometeu, de CORRUPÇÃO!
    Me perdoem, mas que vexatório isso.
    Cidadão, onde está sua consciência?

  11. Aécio Moura

    Acho sinceramente que todo brasileiro ao ler uma notícia dessa, só pode é lamentar mais uma jogada suja do “Grande Sistema”, e firmar mais ainda seu apoio ao Jair Bolsonaro!

  12. Lissandro Bassani

    Se ele é corrupto imagina o cara “mais honesto” do país, que está condenado em segunda instância cumprindo pena…

  13. Pastor PAULO ALBERTO

    Sou Daciolo 51, homem de Deus. Com certeza. O povo não sabe escolher. Mas se der Bolsonaro e Ciro no segundo eu voto Bolsonaro. O Sistema podre brasileiro viu q Alckmin não ganharia, apoia Ciro agora e tenta derrubar Bolsonaro!