Ministério da Saúde quer retomar transplantes em Bonsucesso

O ministério está negociando plantões e providenciando a contratação de profissionais para que os transplantes hepáticos e renais voltem a ser feitos no hospital

Rio de Janeiro – O Ministério da Saúde informou, em nota, que medidas estão em andamento para reativar o setor de transplantes do Hospital Federal de Bonsucesso, paralisado desde dezembro. De acordo com o texto, o ministério está negociando plantões e providenciando a contratação de profissionais para que os transplantes hepáticos e renais voltem a ser feitos na unidade hospitalar.

O problema foi causado pela demissão de parte da equipe médica, o que foi constatado pelo defensor público federal Daniel Macedo em vistoria feita ontem (6) no hospital. De acordo com o defensor, a unidade é responsável por cerca de 70% dos transplantes renais do estado e a única apta a fazer transplante de fígado.

O ministério informou ainda que está em fase de análise o pedido de credenciamento do Hospital São Francisco de Assis no Sistema Nacional de Transplantes, sem prazo para definição.