Membro do BC dos EUA critica Congresso

Richard Fisher disse que mais compras de ativos pelo Fed não devem ajudar a criar postos de trabalho

Washington – O presidente do Federal Reserve de Dallas, Richard Fisher, disse na noite desta terça-feira que mais compras de ativos pelo banco central não devem ajudar a criar postos de trabalho. Fisher é membro votante do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) neste ano.

Para ele, o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) já fez tudo o que pode, mas os empresários continuam relutantes a investir por causa de problemas fiscais e pela política regulatória.

Em texto preparado para discurso a executivos financeiros em Dallas, Fisher disse que o Fed está providenciando uma acomodação monetária que supera o nível necessário. “Tenha em mente que nós no Fed apenas controlamos a base monetária, não a velocidade com que o dinheiro é usado”, disse.

O problema, para o presidente do Fed de Dallas, está no governo dos EUA. Lacker afirmou que o governo federal é “ineficaz” e que “simplesmente não consegue orientar as políticas fiscais e regulatórias para encorajar os empresários a tomar a abundante quantidade de dinheiro que nós no Fed criamos e colocar para trabalhar, criando empregos e fazendo a economia crescer”. Para ele, a política fiscal não apenas não é um aliado dos EUA, mas é um inimigo. Fonte: Market News International.