Matthew nos EUA; Delação no TSE…

Furacão Matthew

Ao chegar aos Estados Unidos, o furacão Matthew caiu para categoria 3 nesta sexta-feira. Os ventos máximos são de 195 km/h. O furacão deverá tocar o solo próximo do Cabo Canaveral, na Flórida.

__

TSE

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, delatores confirmaram ao TSE que a campanha de Dilma Rousseff e Michel Temer de 2014 usou dinheiro de propina para pagar fornecedores, incluindo ao marqueteiro João Santana. Foram anexados depoimentos dos executivos Ricardo Pessoa (UTC), Flávio Barra e Otávio Marques de Azevedo, ambos ex-funcionários da Andrade Gutierrez, de Eduardo Leite, ex-vice-presidente da Camargo Correa, e dos lobistas Zwi Skornicki e Julio Camargo. No entanto, nenhum deles afirmou que recebeu qualquer pedido direto de pagamento de propina por Dilma ou Temer.

__

Caixa segue em greve

Os bancários da Caixa Econômica Federal em São Paulo e no Rio de Janeiro decidiram seguir em greve, ao contrário dos trabalhadores das outras instituições. Eles rejeitam um reajuste de 8,5% e um abono de 3.500 reais, além de aumento de 15% no vale alimentação e 10% no auxílio creche. O acordo valeria por dois anos.
__

Comissão aprova PEC do teto

A Comissão Especial da Câmara montada para avaliar a PEC do teto de gastos públicos aprovou a proposta por 23 votos contra 7 na noite de quinta-feira. A PEC prevê que os gastos públicos federais tenham um aumento limitado à inflação do ano anterior a partir de 2017. Agora, a proposta precisa ser aprovada pelo Plenário da Casa, onde são necessários 308 votos, e depois passa a tramitar no Senado. O governo pretende que a proposta esteja totalmente aprovada antes do final do ano.

__

Assad: força máxima em Alepo

Após duas semanas de intensos ataques do governo sírio à Alepo, o presidente sírio Bashar al-Assad ofereceu anistia a forças rebeldes na cidade, caso eles decidam se render ao governo. A intensidade dos ataques foi diminuída na quarta-feira para que as pessoas pudessem deixar o local, e segundo o governo, quem não aproveitar a oportunidade “arcará com um destino inevitável”. Assad afirmou que pretende intensificar ainda mais as investidas e recuperar o controle da cidade, que é a maior área urbana controlada pelos rebeldes. Os Estados Unidos acusam o governo sírio — e a Rússia, que apoia Assad — de cometem crimes de guerra contra civis.

 __

Samsung: fogo em avião

A empresa de tecnologia Samsung informou que vai averiguar se o celular que pegou fogo em um voo nos Estados Unidos é, de fato, um de seus aparelhos Galaxy Note 7. Na quarta-feira, um smartphone explodiu num avião da Southwest Airlines em Kentucky, e o dono do telefone afirmou que se tratava de um Note 7. A empresa retirou o modelo do mercado em setembro, após dezenas de aparelhos terem explodido ao redor do mundo, devido a um defeito em suas baterias.

__ 

Snapchat na bolsa

O aplicativo de compartilhamento de fotos Snapchat vem analisando a possibilidade de entrar na bolsa em março do ano que vem, segundo o jornal The Wall Street Journal. A proposta inicial seria de 25 bilhões de dólares em ações. Seria a maior oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) de uma empresa de tecnologia desde que a companhia de e-commerce chinesa Alibaba entrou na bolsa, em 2014. Em maio, o Snapchat recebeu 1,8 bilhão em financiamentos, e espera arrecadar 1 bilhão somente em receita de anúncios no próximo ano.

 __