Lula réu; Haddad na lanterna…

Réus na Lava-Jato

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-senador Delcídio do Amaral, o banqueiro André Esteves e o pecuarista José Carlos Bumlai viraram réus da Operação Lava-Jato sob a acusação de tentar obstruir as investigações comprando o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. O juiz Ricardo Leite, da 10a Vara da Justiça Federal de Brasília, aceitou a denúncia do Ministério Público e eles vão responder por três crimes: embaraço à investigação de organização criminosa, com pena que pode chegar a oito anos; patrocínio infiel, quando o advogado é tendencioso na defesa do cliente, com pena prevista de seis meses a três anos; e exploração de prestígio, com pena de até cinco anos. Também foram acusados Diogo Ferreira, ex-chefe de gabinete de Delcídio, e Maurício Bumlai, filho do pecuarista.

Lula se defende

É a primeira vez que Lula vira réu na Lava-Jato. Por meio de nota, os advogados reafirmaram o depoimento do ex-presidente à Procuradoria-Geral da República em que Lula disse que “jamais interferiu ou tentou interferir em depoimentos relativos à Lava-Jato”. Ainda hoje, o ex-presidente foi à Comissão dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) para denunciar abuso de poder na operação conduzida pelo juiz federal Sergio Moro.

Vila Olímpica em chamas

Mais um dia de problemas para a Austrália na Vila Olímpica. Na tarde desta sexta-feira, o prédio que abriga a delegação australiana pegou fogo e precisou ser evacuado, após um dos apartamentos ter sido tomado por fumaça. O princípio de incêndio foi controlado pelos bombeiros, que ainda investigam o ocorrido. A suspeita é que um cigarro jogado no lixo das escadas teria causado as chamas.

Barreira religiosa

O Itamaraty decidiu suspender a emissão de passaportes diplomáticos para líderes religiosos. Esse tipo de documento dá vantagens como acesso a filas separadas em aeroportos e é privilégio de chefes de Estado, funcionários do alto escalão da Justiça, militares e alguns outros grupos. Em maio, o ministro das Relações Exteriores, José Serra, havia renovado os passaportes diplomáticos do pastor Samuel Cássio Ferreira e esposa. A nova decisão determina que pastores e padres não têm mais direito.

Controle de doping

O presidente interino Michel Temer sancionou, nesta sexta-feira, uma lei sobre o controle de doping no Brasil que servirá de base para a Olimpíada do Rio. O texto havia sido aprovado pela Câmara e pelo Senado neste mês. Será criada a Justiça Desportiva Antidopagem, que vai funcionar como um tribunal para julgar os atletas que tiverem feito uso de sustâncias proibidas. O departamento vai responder ao Ministério do Esporte.

Haddad na lanterna

O Ibope divulgou nesta sexta-feira uma pesquisa com a recepção dos eleitores aos candidatos à prefeitura de São Paulo. O candidato do PRB, Celso Russomano, lidera as pesquisas, com 29% das intenções de voto no primeiro turno e à frente de qualquer candidato no segundo turno. Os outros candidatos aparecem tecnicamente empatados: Marta Suplicy (PMDB), com 10%; Luiza Erundina (PSOL), com 8%; João Doria (PSDB); com 7%; e Fernando Haddad, atual prefeito da cidade e candidato a reeleição pelo PT, também com 7%.