Lula recebe Honoris Causa de sete universidades argentinas

Promotor da iniciativa Daniel Filmus disse ainda que Lula foi "preso pela ditadura e carregou a bandeira dos trabalhadores nos momentos mais difíceis do Brasil"

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta sexta-feira o título de doutor Honoris Causa de sete universidades argentinas e da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), em um ato na sede do Senado.

Lula recebeu as condecorações das mãos dos reitores das universidades de Córdoba (centro da Argentina), Cuyo, San Juan (ambas no oeste), assim como nas de Lanús, La Plata, San Martín, Tres de Febrero, todas elas na periferia de Buenos Aires.

“Brasil e Argentina têm de pensar grande e se dar bem para consolidar a integração na mente de outros líderes da nossa América do Sul”, declarou Lula na cerimônia.

“Nós damos essa distinção ao homem que teve coerência entre o que pensou na véspera de assumir a Presidência e no dia depois de ter assumido”, afirmou Daniel Filmus, promotor da iniciativa.

O congressista disse ainda que Lula foi “preso pela ditadura e carregou a bandeira dos trabalhadores nos momentos mais difíceis do Brasil”.

Na quinta-feira, Lula se reuniu com a presidente Cristina Kirchner e participou da inauguração da primeira universidade na América Latina criada por um sindicato.