Lula promete empenho em campanha eleitoral no Recife

O processo de escolha do candidato no Recife foi marcado por denúncias de irregularidades, em prévias realizadas entre o atual prefeito João da Costa

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta terça à tarde com o presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão, e com o senador Humberto Costa (PE), nome imposto pela Executiva Nacional do partido como candidato à Prefeitura do Recife. Em uma hora e meia de conversa, Lula reafirmou seu apoio à decisão da direção da sigla e prometeu empenho na campanha de Humberto Costa. “Ele disse que vai participar ativamente da campanha de TV e dos eventos de rua”, contou Costa.

O processo de escolha do candidato no Recife foi marcado por denúncias de irregularidades, em prévias realizadas entre o atual prefeito João da Costa e o secretário estadual de governo Maurício Rands (PSB), que abriu mão da disputa em favor de Humberto Costa. Na última semana, os caciques petistas escolheram Humberto Costa alegando que o tumultuado processo não produziu unidade partidária. O atual prefeito entrou com recurso no Diretório Nacional do PT, pedindo revisão da decisão da Executiva. “Não há risco de haver qualquer mudança na decisão”, garantiu o senador, alegando que não há fundamento para a ação do prefeito.

Humberto Costa disse ainda que o ex-presidente se mostrou confiante de que o governador pernambucano Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, acabará apoiando também sua candidatura. “O presidente Lula está empenhado na unidade da Frente Popular (bloco integrado pelo PT e PSB)”, ressaltou.

O senador afirmou também que não acredita na possibilidade do PSB lançar candidatura própria. “Não acredito que isso vai acontecer. Vou colocar todos os meus esforços pela unidade desta aliança”, declarou.