Lula e Bolsonaro crescem em intenção de votos, diz pesquisa CNT/MDA

Ex-presidente tem o dobro das intenções de voto do segundo colocado, o deputado Jair Bolsonaro. Ciro e Marina caem, mas dentro da margem de erro

São Paulo — O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando as intenções de votos mesmo preso, segundo novo levantamento da CNT/MDA, o primeiro desde o início oficial da campanha eleitoral.

Na pesquisa estimulada, na qual os nomes dos candidatos são apresentados, Lula tem o dobro das intenções de voto do segundo colocado, o deputado Jair Bolsonaro (PSL):

  • Lula 37,3%,
  • Jair Bolsonaro 18,8%
  • Marina Silva 5,6%
  • Geraldo Alckmin 4,9%
  • Ciro Gomes 4,1%
  • Álvaro Dias 2,7%
  • Guilherme Boulos 0,9%
  • João Amoêdo 0,8%
  • Henrique Meirelles 0,8%
  • Cabo Daciolo 0,4%
  • Vera 0,3%
  • João Goulart Filho 0,1%
  • José Maria Eymael 0,0%,
  • Branco/Nulo 14,3%
  • Indecisos 8,8%

Os dois líderes cresceram em relação à pesquisa anterior, divulgada em maio: na resposta estimulada, Lula foi de 32,4% para 37,3% (quase 5 pontos percentuais) e Bolsonaro foi de 16,7% para 18,8% (2,1 pontos percentuais).

A fatia de Marina Silva (Rede), por sua vez, diminuiu de 7,6% para os 5,6% atuais enquanto Ciro Gomes (PDT) foi de 5,4% para 4,1%. Geraldo Alckmin (PSDB) teve um crescimento marginal: de 4% para 4,9%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Transferência

A pesquisa também verificou, entre os 37,3% de pesquisados que atualmente declaram voto em Lula, para onde migrariam os seus votos caso o ex-presidente seja impedido de concorrer, o cenário previsto pela esmagadora maioria dos analistas.

31,3% dos eleitores de Lula passam a votar branco ou nulo e 16,6% continuam indecisos. 17,3% migram para Fernando Haddad, atual vice da chapa e que provavelmente será o indicado.

11,9% dos eleitores de Lula migram para para Marina, 9,6% para Ciro, 6,2% para Bolsonaro e 3,7% para Alckmin. Todos os outros candidatos ganham menos de 1% dos votos de Lula.

Segundo turno

No segundo turno, Lula ganharia de qualquer um de seus adversários com folga, sempre perto de 50% dos votos.

Jair Bolsonaro ganharia por pouca diferença de Ciro Gomes e Geraldo Alckmin e empataria com Marina Silva. Alckmin perde em todos os cenários:

  • CENÁRIO 1: Lula 49,4% x Ciro Gomes 18,5% (Branco/Nulo: 27,2%; Indecisos: 4,9%)
  • CENÁRIO 2: Lula 49,5% x Geraldo Alckmin 20,4% (Branco/Nulo: 25,2%, Indecisos: 4,9%)
  • CENÁRIO 3: Lula 50,1% x Jair Bolsonaro 26,4% (Branco/Nulo: 19,1%, Indecisos: 4,4%)
  • CENÁRIO 4: Lula 49,8% x Marina Silva 18,8% (Branco/Nulo: 26,7%, Indecisos: 4,7%)
  • CENÁRIO 5: Jair Bolsonaro 29,4% x Ciro Gomes 28,2% (Branco/Nulo: 32,7%, Indecisos: 9,7%)
  • CENÁRIO 6: Jair Bolsonaro 29,4% x Geraldo Alckmin 26,4% (Branco/Nulo: 35,0%, Indecisos: 9,2%)
  • CENÁRIO 7: Jair Bolsonaro 29,3% x Marina Silva 29,1% (Branco/Nulo: 33,3%, Indecisos: 8,3%)
  • CENÁRIO 8: Ciro Gomes 26,1% x Marina Silva 25,2% (Branco/Nulo: 40,0%, Indecisos: 8,7%)
  • CENÁRIO 9: Marina Silva 26,7% x Geraldo Alckmin 23,9% (Branco/Nulo: 40,8%, Indecisos: 8,6%)
  • CENÁRIO 10: Ciro Gomes 25,3% x Geraldo Alckmin 22,0% (Branco/Nulo: 42,6%, Indecisos: 10,1%)

A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-09086/2018. O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 18 de agosto de 2018. Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 Estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Carlos Brito

    ISSO É MENTIRA , PURA MANIPULAÇÃO !!!

  2. Flamariom Santos Schieffelbein

    Se essa pesquisa não for uma manipulação, representa que parte do nosso povo é medíocre, ignorante e despreparado para votar.

  3. Christhinne A

    Não acredito nem um pouco… Pura manipulação.

  4. Christhinne A

    👏👏👏

  5. Marcia Candido

    Ainda é muito cedo, a porcentagem de indecisos ainda é alta, além disso Geraldo Alckmin é mais conhecido pelo trabalho desenvolvido em São Paulo. Quando a campanha começar e ele mostrar o seu potencial, os números melhorarão. Sem contar que Lula nem deveria estar nas pesquisas.

  6. Victor Gaspar

    Em qual presidio que foi a pesquisa , porque na papuda não passou ninguém perguntando e em presidente prudente também não.
    Os pavilhões estão ansiosos para participar da pesquisa , mas estão dizendo que é golpe pois o beira mar não aparece nas intenções de voto

  7. walmir almeida mano

    Faco questao de dizer a todos que essa pesquisa e mentirosa a Exame deveria ter vergonha de publicar uma tamanha mentira voces estaocom medo do bolsonaro pois ele vai acabar com essas noticias fakes que sao produzidas o povo nao d mais idiota que nem antes tomem vergonha na cara e faczm um compromisso serio com a verdade.

  8. news da hora

    Pesquisa fajuta encomendada pelos bandidos Lula , Renan Calheiros , Ciro Nogueira , e Petralhas . O objetivo querer desmoralizar a justiça , e o MPF .

  9. news da hora

    Não vão conseguir ! Cadeia neles , em Lula e todos os membros do bando .

  10. ta parecendo a Foice de Sao Paulo, materias sem conteudos com o foco em queimar o candidato do PSL.A preocupação da EXAME com o Bolsonaro está patética. É materia paga ? Não sabia que jornalismo sério tomava tanto partido assim.

  11. Se a imprensa não fosse tão suja e militante, não haveriam dúvidas no cenário eleitoral. Mas a já tão desacreditada classe jornalística insiste em invertar possibilidade, criar cenários que não existem na prática. O presidiário não concorrerá nas eleições, isso é fato! O poste não chegará nem perto de um 2º turno, ele tomou uma “surra” do Dória e não conseguiu se reeleger mesmo usando a máquina administrativa à seu favor e a mídia militante nojenta transvestida de jornalistas.

  12. OK

  13. Conversei com alguma pessoas de baixa renda, cujas atenções dadas à televisão são para o futebol e programas jornalísticos de cunho policial, e que, invariavelmente, afirmam não interessar saber de roubam, mas que deem para os pobres. Nesse país, a ignorância não tem limites!

  14. Lissandro Bassani

    Que “bullshit”

  15. fabio carvalho

    A grande imprensa não tem a mínima credibilidade, assim como essas pesquisas. É patético o papel dos meios de comunicação…..

  16. Fraude total.

  17. Bruno Santana

    Os candidatos vão começar agora a mostrar seus planos e propostas e o povo vai ver que o mais capacitado é o Geraldo Alckmin.

  18. Aline Ribeiro

    Eu sou mulher e com os debates e analisando a vida pessoal de cada candidato eu decidi meu voto, é Geraldo Alckmin presidente, qualquer outra alternativa é não vai tirar o Brasil do fundo do poço!
    Geraldo Alckmin é competente, tem experiência e é honesto!

  19. Alckmin vem crescendo e tenho certeza que com a campanha começando agora ele crescerá ainda mais,pois a população conhecerá seu trabalho e suas propostas que são as mais coerentes, e saberão assim como eu que Alckmin com certeza é a escolha certa para colocar o Brasil no rumo certo.

  20. Alckmin tá se movimentando bem, pra quem acredita em pesquisa vai ser uma grande surpresa! #GeraldoPresidente

  21. Felipe Pansano

    Eu vou votar em Geraldo Alckmin Presidente

  22. Aline Ribeiro

    Pesquisas dizem muito pouco com o numero de indecisos e pessoas que dizem votar branco ou nulo, eu mesma estava, mas assistindo aos debates e estudando candidato a candidato tomei a minha decisão, Sou mulher, sou competente, sou jovem, sou negra e estudei a minha vida toda na escola pública de excelente qualidade, me formei na etec e fiz o técnico em farmácia e conquistei meu primeiro emprego, moro em SP e aqui o governador que tudo isso fez foi Geraldo Alckmin, então decidi que Geraldo Alckmin e Ana Amélia são os melhores para o Brasil especialmente para nós mulheres! Não podemos não votar ou votar branco, pois senão seremos desrespeitadas!
    Eu pensei, estudei e decidi: Geraldo Alckmin Presidente do Brasil! <3

  23. Paulo Roberto Barriani Bellini

    Vai Abril, quebre de uma vez. Não vai fazer falta, empresa comunista de merda. Nada tem a ver com a outrora saudável e confiável Abril. Perdoe-os sr.Civita, são apenas uns tolos pensando que são repórteres.

  24. João Rinoceronte

    #GeraldoPresidente #mudarpramelhor a resposta será nas urnas!

  25. André Fehrenbach

    Geraldo tem tudo para vencer as eleições tudo depende das alianças e construção ao seu nome.

  26. André Fehrenbach

    Geraldo é o único capaz de governar bem o Brasil e oferecer propostas que estão alinhadas com as necessidades do brasileiro. Meu voto é dele, sem dúvida!

  27. Jose Aurimar Barros

    Manipulação descarada, aonde está a transparência da pesquisa, nunca ouvi ninguém dizer que fez pesquisa para o Ibope ou Datafolha, pura manipulação, querem dar o resultado final das urnas, essas também que nunca foram confiáveis por ser eletrônica, fácil de alterar resultados…