Lula diz que procuradores que o acusam são “reféns da imprensa”

Lula também disse que seus acusadores, se tivessem ocupado a posição que ocupou, teriam feito aquilo que o acusam de ter feito

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou vídeo nesta sexta-feira em que afirma que os procuradores da República que o acusam não têm estabilidade no emprego para serem “reféns da imprensa” e pediu respeito aos procuradores para que, em troca, ele possa respeitá-los.

Em tom irritado e batendo algumas vezes na mesa durante o vídeo publicado em sua página no Facebook, Lula também disse que seus acusadores, se tivessem ocupado a posição que ocupou, teriam feito aquilo que o acusam de ter feito.

“Vocês têm estabilidade no emprego não é para ser refém da imprensa, porque é pouco inteligente alguém dizer ‘para eu condenar alguém eu preciso da imprensa’, aí não precisa fazer. Eu quero saber se você investigou, se você tem prova, se você encontrou uma conta, se você encontrou alguma coisa, aí denuncie”, disse Lula dirigindo-se aos procuradores.

“Se não fez isso, pare, pense e mude de comportamento”, acrescentou o ex-presidente.

O vídeo de Lula foi divulgado dois dias depois da prisão do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha por determinação do juiz Sérgio Moro, responsável pelas ações da operação Lava Jato em primeira instância.

Após a prisão de Cunha, aumentou no meio político a especulação de que Lula pode ser preso em breve. O ex-presidente é réu em três ações penais, duas relacionadas a Lava Jato e uma à operação Janus, que investiga a empreiteira Odebrecht.

Lula é acusado de tentar atrapalhar as investigações da Lava Jato em uma ação que tramita na Justiça Federal do Distrito Federal e de ter recebido propina da construtora OAS por meio da propriedade oculta de um apartamento tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo, em processo que está nas mãos de Moro, na Justiça Federal do Paraná.

Na Janus, o ex-presidente é acusado de ter recebido vantagens indevidas para ajudar a Odebrecht a obter contratos em Angola com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), também em processo que corre na Justiça Federal do Distrito Federal.

Existe ainda um inquérito ligado à Lava Jato no Supremo Tribunal Federal que investiga suspeitas de organização criminosa em que Lula é um dos alvos da investigação.

O ex-presidente nega todas as acusações e sua defesa afirma que Lula foi escolhido como inimigo político e tem sido perseguido por seus acusadores.

No vídeo desta sexta, o ex-presidente, apontado como possível candidato do PT nas eleições presidenciais de 2018, parte para o ataque.

“A pessoa que faz a acusação que está sendo feita sobre mim, no fundo, no fundo, ele está imaginando que se ele estivesse no meu lugar, ele faria o que ele pensa que eu fiz”, disse Lula.

Ao apresentar a denúncia contra Lula no caso do tríplex do Guarujá, o coordenador da força-tarefa da Lava Jato, procurador Deltan Dallagnol, acusou Lula de ser o “grande general” e “maestro” do esquema de corrupção na Petrobras e disse que, sem o poder de decisão de Lula, as irregularidades ocorridas na estatal não teriam sido possíveis.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Daniella Zoldan Chierigatti

    Lula vc é o maior ladrão que este país já teve, mentiu para o povo para enriquecimento próprio, esperamos que vc apodreça na cadeia.

    1. Thiago Gallardo Do Carmo

      vcs são hipócritas, ficam falando em acabar com a podridão, com a corrupção que o pt causou ao país, é tudo mentira é hipocrisia de quem não aceita um governo que tenta favorecer os mais pobres, em todo o mundo, a politica neoliberal é a seguinte, os mais pobres se submetendo aos piores salários para simplesmente sobreviver dignamente, somente para enriquecer os donos dos meios de produção, que por pagarem mais impostos, acham que o estado tem que favorece-los sempre e não ficar tirando do imposto deles, benefícios sociais como bolsa família, essa é averdade por todo esse ataque nojento ao pt

    2. Thiago Gallardo Do Carmo

      pq não atacam o temer, que tá mais envolvido na lava jato que e a dilma. declarou nos eua que tentou colocar o projeto ponte para não sei onde, que a dilma rejeitou e que acabou nesse processo que culminou com a sua efetivação como presidente.(palavras dele), (efetivação=golpe) um projeto neoliberal que foi derrotado nas urnas foi posto em prática com ajuda da mídia, congresso (maioria que subiu devido a lula e dilma) e judiciário (que não fez nada), apesar de serem guardiões da constituição, viram ela ser rasgada por um juiz de primeira instância, se querem por um programa em prática (eleiçao

  2. Elizeu Juscelino Araujo

    Senhora Daniela Zoldan, se tem uma coisa que faz muito mal a alma de uma pessoa, é a inveja, será que a senho não inteligente o suficiente para ter opinião própria e entender o que está acontecendo no Brasil? É difìcil a pessoa não viver alienada ao que vê na tv? Um homem a quem todos chamam de analfabeto, sai do nordeste passando fome, trabalha, constitui familia, luta e chega a presidência do pais duas vezes por meio de eleição legìtima, e a senhora afirma coisas que só sabe porquê viu na tv, esse homem ja lançou o desafio a todas aqueles que o investigam, provem uma acusação e eu vou a pé para ser preso, o de estão os seus acusadores que só ficam latindo de longe? Reflita, busque um pouco do que aprendeu nos seus estudos, que eu imagino que a senhora tenha estudado um pouco mais que ele, só não tem competência para ser quem ele é e nem chegar onde ele chegou, fica a dica.

    1. Elizeu Juscelino Araujo

      Eu mesmo me pergunto, porquê ainda não o prenderam, qualquer hora que ele chegar em qualquer país é bem recebido, diferente dessa múmia ambulante que foi evitado Russia, o presdente não aceitou se reunir ckm ele e chegou metindo que tinha feito, do Japão tem que vir as pressas por causa da prisão do outro bandidão, esse amarelo não teve dignidade para usar a daixa presidencial na hora do que eles chamaram de posse, também não foi homem para desfilar em carro aberto do dia 7 de setembro, são coisas que só presidente eleitos pelo povo podem fazer, não cabe a impostor.

    2. Caique Castro

      Primeiro que ele cortou o próprio dedo para não ter que trabalhar mais, segundo que ele permitiu e depois comandou a corrupção estatal, terceiro que ele e sua familia aumentaram seu patrimonio de maneira incerta(via corrupção), quarto todos os próximos de lulau estão presos, quinto não é crível ele saber que não sabia de nada. Vc é o alienado idealista aqui.

    3. Engraçado que você fala que criticam o Lula apenas pelo que vê na tv… e você o está defendendo por ter visto essas coisas onde?! Você viu onde que Putin ignorou o Temer?

      Engraçado mais ainda é que você fala que ele não é um presidente democraticamente eleito. Ué, mas se vocês que votaram na Dilma votaram para Temer com Vice. O papel do Vice é assumir o cargo alguma hora de indisponibilidade do Presidente. O Presidente foi impedido e o Vice assume. Se fosse o contrário você estaria fazendo festa hur dur Dilma assumiu hur dur presidentaaaa hur dur

      Faça o seguinte: antes de chamar alguém de invejoso, deixe de ser alienado e pense no país e não apenas no próprio umbigo.

      Deixo uma pergunta lançada: se você diz que Lula é tão santo assim, como explicaria o aumento exponencial da fortuna de sua família nesse período!?

      Como o proprio Lula disse, ele tenta justificar toda a sua palhaçada dizendo que qualquer outro faria igual.

  3. Elizeu Juscelino Araujo

    Silvio Ney, eu não tenho que justificar fortuna de Lula, isso é com a receita e a justiça enfim, só não entendo porquê é que ele é tudo isso que vocês afirmam e ele continua aì passeando livremente no meio de todo mundo e subindo nas pesquisas de intenção de votos para presidente a dois anos do lançamento da campanha, sobre defender ele eu não defendo, eu não advogado, quando eu disse que o Putin ignorou a múmia amulante, não falei porquê vi na tv, eu sou assinante de meios de comunicação inclusive internacional, ele foi sim excluído lá, sabe porquê? Porquê ele está ocupando o lugar de um presidente mas não é, ele não teve coragem de usar a faixa presidencial no dia que o convenceram qje estava tomando posse quando estava invadindo, no dia 7 de setembro não tece coragem de desfilar em carro aberto como só os presdentes eleitos fazem, sobre o povo ter eleito essa cavalgadura como vice daria o direito sim de assumir caso a presidente por algum motivo faltasse, mas não está escrito em lugar nenhum que ele tinha conspirar de forma nojenta como fez para assumir o lugar que não lhe pertence, mas isso não é problema, nos próximos dias o bandidão chefe dele vai começar a falar sobre o esquema deles, e o amarelo vai juntar os comparsas e dar no pé, lembra a pressa que ele voltou do Japão na hora que soube da prisão daquele outro porco?