Lula destaca políticas de integração da União Africana

A União Africana, disse Lula, conta com mecanismos cada vez mais aprimorados para promover o desenvolvimento do continente, que ganha um papel crescente no mundo

Brasília – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou nesta quarta-feira avanços em políticas de integração dos países africanos e comemorou o impulso econômico do continente. Lula participou de seminário sobre as relações entre o Brasil e o continente na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

A União Africana, disse Lula, conta hoje com mecanismos cada vez mais aprimorados para promover o desenvolvimento do continente, que tem ganhado um papel crescente no mundo. Ele citou como exemplo políticas como o Programa para o Desenvolvimento para a Infraestrutura na África (PIDA), que, disse, prevê R$ 360 bilhões em investimentos até 2040.

“Quando a União Africana apresenta um programa de desenvolvimento dessa envergadura, mostra a disposição daqueles que mesmo diante da crise não se desesperam”, resumiu Lula. Ele celebrou o fato de os africanos terem, mesmo com a crise econômica, encampado políticas de ampliação de investimentos e para aumentar o consumo.