Líderes da base pedem a Temer que nomeie logo substituto de Janot

Segundo Arthur Lira, líder do PP na Câmara dos Deputados, o presidente não chegou a afirmar se vai acatar a sugestão dos líderes aliados

Brasília – Líderes de partidos da base aliada na Câmara dos Deputados defenderam em reunião nesta quarta-feira que o presidente Michel Temer deveria nomear logo o substituto do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, informou o líder do PP na Casa e um dos presentes ao encontro, Arthur Lira (AL).

Segundo Lira, Temer não chegou a afirmar se vai acatar a sugestão dos líderes aliados. O presidente está em pé de guerra com Janot, que deixa o cargo em setembro e denunciou Temer no início da semana ao Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção passiva a partir das delações da JBS.

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho Cavalcanti, entregou nesta quarta-feira pessoalmente a Temer a lista tríplice feita com os nomes mais bem votados pela categoria para assumir o posto.

O primeiro da lista, com 621 votos, é aliado de Janot: o vice-procurador-geral Eleitoral, Nicolao Dino.

Em seguida vieram os subprocuradores-gerais da República Raquel Dodge, com 587 votos, e Mario Bonsaglia, com 564 votos.

Temer não é obrigado a respeitar a lista tríplice, embora desde 2003 os presidentes da República têm seguido a tradição de indicar o primeiro da lista.

No Palácio do Planalto, há quem avalie que a indicação imediata do substituto de Janot poderia esvaziar a atuação do procurador-geral, que deverá oferecer ao menos mais uma denúncia contra o presidente.